Com o objetivo de desbravar as maravilhas do litoral baiano, 11 embarcações de Pernambuco, da Paraíba e da Bahia partiram, no último dia 26 de dezembro, do Cabanga Iate Clube de Pernambuco, para a primeira edição do Cruzeiro Costa Nordeste (CCNE) – Bahia / Verão 2016. A travessia será dividida em três etapas e terá como destino final a Baia de Camamú/BA, o Arquipélago de Tinharé/BA e a Baia de Todos os Santos/BA.
A iniciativa do projeto, que conta com o apoio do Cabanga, foi do sócio Leonides Alves, que definiu muito bem a finalidade dessa grande aventura. “O Cruzeiro Costa Nordeste não é uma competição. Será um passeio com 11 embarcações onde a ideia é que todos naveguem juntos, sempre em uma navegação no visual. É um passeio que vão as famílias, as crianças e gente de idade e todos estão juntos. É totalmente diferente de uma regata, que é uma competição, ou um passeio mais curto de final de semana”, resumiu o comandante da embarcação Zen.
A logística do CCNE foi traçada por Leonides há dois meses. No primeiro momento, as embarcações seguiram do Recife para Salvador em um percurso direto, de três dias, dia e noite, de 26 a 29 de dezembro de 2015. “Esse percurso foi feito na sua maioria por velejadores. As famílias pegaram um avião do Recife para Salvador no dia 30 de dezembro. Passamos a virada do ano juntos no Morro de São Paulo”, detalhou Leonides.
Após o réveillon, as embarcações do CCNE seguiram para a Baía de Camamu, passando por Ilha da Pedra Furada, Ilha Grande de Camamu, Campinho, Cajaíba do Sul, Ilha do Goió, Ilha do Sapinho, Ilha dos Tubarões, Ilha dos Tatus, Ilha Germana, Maraú, Costa oceânica da Península de Maraú (Lagoa Azul), Cachoeira de Tremembé e Enseada de Garapuá. Essa etapa inicial será finalizada dia 17 de janeiro.
A segunda parte do CCNE, de 6 a 14 de fevereiro, percorrerá as belezas do Arquipélago de Thinharé, passando pelo Morro de São Paulo, Gamboa, Pontal do Curral, Galeão, Cairu, Canavieiras, Ilha de Boipeba e Ilha de Boipeba (Barra do Carvalho).
Para finalizar a primeira edição do Cruzeiro Costa Nordeste, durante a Semana Santa, de 24 a 27 de março, o roteiro passará pela Ilha do Monte Cristo, Praia da Barra do Paraguaçú, Praia da Pedra Mole, Fazenda Salaminas (Forte), Ilha dos Coelhos, Ilha dos Franceses e Maragopipe, todos na Baia de Todos os Santos.
“Os dois maiores points náuticos do Brasil são Angras do Reis/RJ e Bahia. Pela proximidade da Bahia, o primeiro CCNE escolhido foi no entorno de Salvador – Baia – é uma navegação muito mais segura. Todos os barcos estarão juntos, a confraternização é muito maior porque você toma café no seu barco, faz churrasco na hora do almoço no barco de um, toma o vinho no barco do outro a noite. A ideia é propiciar a família um convívio náutico que em muitos casos a competição não proporciona, pois existem algumas limitações como mulheres enjoando, crianças, gente de idade”, finalizou Leonides Alves.
Além do Cabanga Iate Clube de Pernambuco, o CCNE conta com o apoio do Aratú Iate Clube/BA e Yacht Clube da Bahia.