Com a ajuda do bom tempo no Rio de Janeiro, o terceiro dia do Brasil Centro de Optimist contou com a realização das três regatas programadas. Diferente do que aconteceu na última quinta-feira (13), quando a falta de vento prejudicou os velejadores, nesta sexta (14), duas atletas pernambucanas aproveitaram a chance e assumiram a liderança do certame no feminino.
Letícia Lira está em primeiro lugar. A velejadora do Cabanga encerrou a primeira regata na 5ª colocação, caiu para 27º na segunda bateria e se recuperou na última, sendo a segunda mais rápida. Marina da Fonte foi bem nas duas primeiras, concluindo a prova em 4º e 6º lugar. Na última regata do dia, a pernambucana se complicou e acabou ficando na 69ª colocação. As meninas ocupam o 10º e 13º lugar na classificação geral, respectivamente. O Cabanga ainda conta com Ludmila Lira, que é a quarta melhor mulher na competição.
Outro velejador que merece atenção especial é Roberto Cardoso. O pernambucano vem crescendo na disputa e agora é o terceiro melhor. Nos compromissos desta sexta (14), ele completou as regatas em 2º, 4º e 16º lugar. Roberto está sendo seguido de perto por outro velejador do Cabanga, Gabriel Souza, que aparece logo na 4ª colocação, e tem 65 pontos perdidos.
Neste sábado (15), os atletas competem o penúltimo dia do Brasil Centro. As regatas serão encerradas no domingo (16), mesmo dia da premiação dos velejadores. Vale destacar que o certame nacional distribui vagas para os campeonatos Mundial, Europeu e Norte-Americano.
Confira a classificação completa dos pernambucanos:
3º: Roberto Cardoso
4º: Gabriel Souza
10º: Letícia Lira
13º: Marina da Fonte
17º: Ludmila Lira
30º: Antônio da Fonte
35º: Júlio Avellar
46º: Júlia Ollivier
57º: Anita Zirpoli
70º: Guilherme Santanna
110º: Cecília Farias