Foi dada, oficialmente, a largada do Campeonato Brasil Centro de Optimist. A competição, disputada no Rio de Janeiro, teve as primeiras regatas realizadas nesta quarta-feira (12). No feminino, a pernambucana Marina da Fonte, do Cabanga Iate Clube de Pernambuco, está na liderança. O primeiro lugar geral é ocupado por Pedro Henrique Wiegand, que já foi velejador do Cabanga e hoje representa o Clube Naval Charitas, do Rio.
A velejadora também obteve um excelente desempenho na classificação geral, onde ocupa, até então, o segundo lugar. Marina foi a primeira atleta a completar a primeira regata, e concluiu a segunda tarefa do dia em quinto. Para esta quarta, estavam programadas três regatas, mas a última teve que ser cancelada por conta do mau tempo.
O velejador Gabriel Souza, também do Cabanga, é outro que merece destaque pelo bom início no certame. Atual campeão da Copa Brasil Estreante, disputada em janeiro, o pernambucano vai garantindo a quinta colocação geral. Na primeira regata, ele chegou em 8º lugar, mas se recuperou na segunda e foi o primeiro colocado.
A terceira atleta do Cabanga Iate Clube de Pernambuco mais bem colocada é Letícia Lira, que ocupa o 9º lugar. Para esta quinta-feira (13), estão programadas três regatas. O Brasil Centro segue até o próximo domingo (16), na raia Pão de Açúcar e Escola Naval. A competição distribui vagas para o Campeonato Mundial, Campeonato Europeu e Campeonato Norte-Americana.
Confira a classificação geral completa dos pernambucanos no Brasil Centro:
2º: Marina da Fonte
5º: Gabriel Souza
9º: Letícia Lira
14º: Roberto Cardoso
21ª: Ludmila Lira
23º: Júlia Ollivier
56º: Guilherme Santana
57º: Antônio da Fonte
63º: Júlio Avellar
85º: Anita Zirpoli
102º: Cecília Farias