A Copa Brasil de Estreantes, competição que lança os novos velejadores no calendário nacional de vela, encerrou nesta sexta-feira (11), em Ilhabela, São Paulo, com grandes resultados para o Cabanga. Os três atletas do clube ficaram entre os dez primeiros colocados e destaque ficou com Valentina Araújo, que conquistou o título do torneio na categoria Mirim Feminino.
A velejadora terminou a última regata no 3º lugar, subiu na classificação e conquistou o título na categoria com 40 Pontos Perdidos (PPs). Na classificação geral, Valentina Araújo ficou na 8ª colocação.
Já Milena Araújo levou a medalha de prata no Infantil Feminino e ainda terminou na 9ª posição no geral. Lucas Santana também subiu no pódio ao ficar em 3º no Mirim e conquistou o 6º lugar geral da competição.
Com 81 velejadores na disputa, o título geral da Copa Brasil de Estreantes ficou com Erik Scheidt, de São Paulo. O atleta é filho dobicampeão olímpico Roberto Scheidt e da lituana Gintare Volungeviciute Scheidt, medalhista de prata nas Olimpíadas de Pequim, em 2008.
Campeonato Brasileiro por equipes
Para os velejadores veteranos, em Ilhabela, o dia foi dedicado ao Campeonato Brasileiro de Optimist por equipes. Foram 16 times de Pernambuco, São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Bahia, Distrito Federal e do Chile em busca do título no formato eliminatório. Uma equipe correndo contra a outra.
Pernambuco venceu o Rio de Janeiro 2 e Santa Catarina 2, mas foi eliminado na terceira fase pelo Rio Grande do Sul 2. A equipe Rio de Janeiro 1 foi a campeão, com Rio Grande do Sul d1, em segundo, e Santa Catarina 1, em terceiro.
Classificação dos velejadores do Cabanga na Copa Brasil de Estreantes:
Valentina Araújo – 1º lugar no Mirim Feminino no 8º geral
Lucas Santanna – 3º lugar no Mirim e 6º geral
Milena Araújo – 2º lugar no Infantil Feminino e 9º geral