No segundo dia de regatas do 50° Campeonato Brasileiro de Optimist, na raia de Maria Farinha, Litoral Norte de Pernambuco, Arthur Back, do Iate Clube do Rio de Janeiro (ICRJ), assumiu a liderança após dois primeiros lugares nas duas provas do dia, realizadas nesta terça-feira (11/01). Atrás do velejador carioca, estão as velejadoras Melissa Paradeda, do Iate Clube de Santa Catarina (ICSC), e Joana Cocchi Kubelka, do ICRJ, na segunda e terceira posições, respectivamente.

Confira a súmula provisória após dois dias de regatas

CABANGA

Dez velejadores do Cabanga disputam o 50º Brasileiro de Optimist 2022. Confira os resultados:

⛵Valentina Roma – 2º Juvenil Feminino – 14º lugar Geral
⛵ Lucas Araújo Santa’Anna – 7º Juvenil Masculino – 27º lugar Geral
⛵ Milena Siqueira – 8º Juvenil Feminino – 29º lugar Geral
⛵ Beatriz Raposo – 3º Infantil Feminino – 32º lugar Geral
⛵ Henrique Pena – 13º Infantil Masculino – 40º lugar Geral
⛵ Marcelo Paiva – 15º Infantil Masculino – 45º lugar Geral
⛵ Luíza Barros Alves – 7º Infantil Feminino – 70º lugar Geral
⛵ Júlia Lobo – 17º Juvenil Feminino – 71º lugar Geral
⛵ Catarina Gondim – 10º Infantil Feminino – 79º lugar Geral
⛵ Maria Luíza da Fonte – 30º Juvenil Feminino – 133º lugar Geral

Nesta quarta-feira (12/01), as duas últimas regatas da fase classificatória serão finalizadas. Além do descarte da pior colocação, também serão definidos os grupos Ouro e Prata. Na quinta-feira (13/01), o Brasileiro individual terá uma pausa para o tradicional Campeonato Brasileiro por Equipe. As regatas finais individuais serão realizadas de sábado a segunda, sempre ao meio dia.

A competição nacional de vela se estende até o próximo dia 17 de janeiro. No total, 139 embarcações de nove estados do Brasil participam do certame. São Rio de Janeiro, São Paulo, Bahia, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Espírito Santo, Distrito Federal e Paraíba.

OPTIMIST

A classe Optimist é uma das mais praticadas na vela mundial por ser uma categoria de introdução à modalidade. O barco de 2,34 metros é fácil de tocar e oferece segurança para a garotada de até 15 anos aprender as principais funções de um monotipo. Além de ser um barco de iniciação à vela e de excelente custo benefício, o formato impede velocidades elevadas, garantindo, assim, a segurança do Optimist.

JANEIRO/2022

Além do Campeonato Brasileiro de Optimist (10/01 a 17/01), o Cabanga vai realizar o Brasileiro de 29er (de 16 a 23), o Brasileiro de 420 (16 a 23) e a Copa da Juventude (22 a 30). Durante todo este mês de janeiro, a expectativa é que mais de 300 velejadores passem pela subsede do Cabanga em Maria Farinha, local da competição.