O velejador do Cabanga Antônio da Fonte garantiu, nesta terça-feira (15), uma vaga no Campeonato Sul-Americano de Optimist. A classificação foi confirmada ao final do Brasileiro da classe, em Ilhabela, em que o atleta terminou na 12ª colocação geral e em 11º no Juvenil. O grande vencedor da competição foi Gustavo Glimm, do Veleiro Sul.
O Campeonato Brasileiro classificou os 11 melhores meninos no geral e as cinco primeiras meninas. Desta forma, após a regata final, Antônio da Fonte, com 126 Pontos Perdidos, garantiu a última vaga no Sul-Americano, que será realizado no Chile, em abril.
O Cabanga também foi representado por Miguel Andrade, 13º no Infantil e 48º no geral. Enquanto Júlio César Avellar terminou em 14º no Infantil e em 51º no geral. Já Thaís Freires foi a 9ª colocada no Juvenil Feminino e a 57ª no geral. Na bateria Prata, Guilherme Araújo foi vice-campeão no Infantil e ficou no 9º lugar no geral.
Pernambuco ainda contou com João Cardoso, do Iate Clube de Itamaracá. O velejador finalizou a competição na 23ª posição no Juvenil e em 39º na classificação geral.
Classificação do Campeonato Brasileiro de Optimist
Antônio da Fonte – 11º no Juvenil e 12º no geral
Miguel Andrade – 13º no Infantil e 48º no geral
Júlio César Avellar – 14º no Infantil e 51º no geral
Thaís Freires – 9º no Juvenil Feminino e 57º no geral
Guilherme Araújo – 2º no Infantil e 9º no geral da bateria Prata