Pernambuco está preparado para o 1º BRally Amazon! A partida do inédita Rally Náutico será nesta quarta-feira (27/10) na cidade de Soure/PA (no Delta do Amazonas), situada na Ilha do Marajó/PA, norte do estado do Pará. A travessia pela região Norte do Brasil vai até Alter do Chão, no município de Santarém/PA, oeste paraense, com término no dia 15/11. O veleiro Unama/Toro, do comandante Cleidson Nunes, mais conhecido como Torpedinho, representará PE na aventura.
A tripulação do barco Unama/Toro, que esteve nas últimas oito edições da Regata Internacional Recife-Fernando de Noronha (Refeno), é formada por oito velejadores. Além do capitão Cleidson Nunes, Aníbal Fernandes, Janyo J B Diniz, João Janguie, Orlando Moreira, Paulo Frederico, Samuel Gustavo e Rodrigo Siqueira compõem a equipe da embarcação.
O veleiro pernambucano saiu do Cabanga Iate Clube do Recife na última quinta-feira (21/10), percorrendo mais de 1.000 milhas até Belém/PA, capital do Pará. Agora, Unama/Toro participará de uma aventura de descoberta da Floresta Amazônica, navegando o Rio Amazonas por cerca de 500 milhas ao longo de 20 dias, desde o Delta, até o coração da Amazônia, desvendando os segredos do rio, da floresta e do povo.
“Temos a oportunidade de velejar na Amazônia, podendo explorar a cultura local, a culinária, o povo, os rios e a natureza bem preservada. Será a chance de conhecer a Amazônia e se aprofundar nas riquezas de uma das maiores belezas naturais do nosso país”, comenta o capitão Cleidson Nunes.
O BRally Amazon será uma mistura de viagem em flotilha e tempo livre para explorar a região. O ritmo permite que os barcos permaneçam unidos e desfrutem de atividades em terra em grupo ou na privacidade da sua tripulação. As embarcações contarão com uma infraestrutura composta por segurança privada, mecânico, equipe médica e logística, além de eventos culturais e gastronômicos.
Em 2021, a Refeno firmou uma parceria com o BRally Amazon. O objetivo foi unir os dois eventos para que os veleiros que subiram a costa do Brasil na travessia da Refeno fossem também para o Rally da Amazônia.
Travessia
Ponto de partida, a Ilha do Marajó fica localizada na Foz do Amazonas. Haverá um jantar festivo de boas-vindas na cidade de Soure, possibilitando conhecer uma parte da Amazônia. De Marajó, seguirá até Belém, metrópole da Amazônia.
Em seguida, o Rally passará pelo Golfo do Marajó, ao Sul da ilha, até chegar aos Estreitos de Breves, complexo sistema de canais que forma boa parte das cerca de 2.500 ilhas do Arquipélago do Marajó.
A rota continuará em direção à Gurupá, passando por Almeirim, em seguida Prainha, indo até Monte Alegre, onde está localizado o Parque Estadual. O BRally Amazon terminará em Alter do Chão, uma região conhecida como o Caribe da Amazônia, às margens do rio Tapajós.
Tripulação Unama/Toro
1 – Cleidson Nunes (capitão)
2- Aníbal Fernandes Cardozo
3- Janyo J B Diniz
4- João Janguie Bezerra Diniz
5- Orlando Moreira Nunes
6- Paulo Frederico Bastos Soares
7- Samuel Gustavo Cavalcanti
8- Rodrigo Siqueira de Carvalho