A boa notícia para Pernambuco foi a chegada, em segundo lugar, da embarcação Jahú 2, do comandante Luis Moriel. O barco realizou a travessia das 292 milhas náuticas, equivalente a 545 quilômetros, em 24h52min13. O veleiro conseguiu diminuir seu tempo em relação a sua primeira participação na Refeno em quase dez horas. Em 2014, o Jahú 2 concluiu o trejeto entre Recife e Fernando de Noronha em 35h22min36.
O Jahú 2, catamarã Manelis de 40 pés, com 12 metros de cumprimento que compete na classe Mocra, contou com oito tripulantes. Além do comandante, estiveram a bordo na travessia Fernanda Sarinho, Luis Paulo Queiroz de Melo Monteiro, Patápio da Costa Pinheiro, Ricardo Bacelar, Ronaldo Barroca de Moraes, Sergio Garcia da Silva Alencar, Uldis Christian Guy Von Fritsch.
“Viemos com o intuito de chegar a Ilha. Não tínhamos e não viemos com a intenção de ganhar do Camiranga. Para o Jahú 2 foi uma conquista muito grande ter terminado a Refeno 2016 na segunda colocação geral com o tempo na casa das 24 horas”, comemorou Moriel.
“A conquista superou nossas expectativas. A regata foi muito boa, ventos constantes, entre 15 e 18 nós, mar relativamente tranquilo, ondas pequenas e para o barco isso favoreceu muito. Conseguimos ganhar altura para chegar a Noronha andando bem. A tripulação está de parabéns. Todos amigos e família”, finalizou Moriel.
PROBLEMAS
Segundo a Comissão de Regata da Refeno 2016, até o momento duas embarcações tiveram problemas e tiveram que abandonar a competição. O trimarã Travessia, da Paraíba, quebrou o mastro e teve que ser rebocado para Natal. O veleiro Avoador, de Pernambuco, quebrou o leme e retornou para o Cabanga Iate Clube de Pernambuco.
REFENO 2016
Cinquenta e duas embarcações de 11 estados do Brasil e de três países partiram no último sábado (25) do Marco Zero do Recife com destino a Fernando de Noronha. O percurso total é de 292 milhas náuticas, o equivalente a 545 quilômetros de distância. O atual recorde geral da Refeno é do veleiro Adrenalina Pura, da Bahia, com a marca de 14h34min54 em 2007.
PATROCÍNIO
A Refeno 2016 conta com o patrocínio da Lexus e Pernambuco Construtura, além dos apoios da Administração de Fernando de Noronha, Prefeitura do Recife, Capitania dos Portos de Pernambuco, 3º Distrito Naval, Parque Marinho de Fernando de Noronha, Água Mineral Santa Joana, ICMBio, Armazéns do Porto, Porto Novo, Itaipava, Spot, Pernambuco Pilots, Moglin, Seu Boteco e Agemar.