Com seis velejadores do Cabanga, a flotilha pernambucana disputou o Campeonato Brasileiro de Ilca 6, no Rio de Janeiro, de 10/01 a 15/01. O maior destaque de Pernambuco foi Valentina Roma, 1º lugar na categoria Sub-16 Feminino. Além dela, Lucas Almeida, Lucas Sant’anna, Julio Cesar Avellar, Francisco Andrade e Miguel Andrade entraram em ação na Baia de Guanabara, nas raias da Escola Naval e Praia do Flamengo.
A competição nacional contou com a participação de 90 velejadores, sendo organizada pelo Iate Clube do Rio de Janeiro (ICRJ) e tendo o apoio da Associação Brasileira de Laser, Confederação Brasileira de Vela (CBVela) e Federação de Vela do Estado do Rio de Janeiro (FEVERJ).
Julio Cesar Avellar obteve a melhor colocação, ocupando o 42º lugar da Flotilha Ouro, disputada pelos 45 melhores do Brasil. Já Valentina Roma ficou na 44ª colocação.
Já pela Flotilha Prata, Lucas Sant’anna conquistou a 4ª colocação entre os 45 atletas. Lucas Almeida figurou no 14º lugar, fechando com Francisco Andrade e Miguel Andrade nas 26ª e 27ª colocações, respectivamente.
Carlito Moura, técnico da flotilha, explicou que a equipe poderia correr o Brasileiro de Ilca 4, antigo 4.7 (laser com vela menor), mas a opção foi pelo Brasileiro de Ilca 6 como preparação para a Copa da Juventude 2023, que reunirá barcos da Classe Ilca 6, antigo Radial.
“O Brasileiro de Ilca 6 foi um campeonato muito difícil, principalmente até a metade da sua disputa devido ao vento, que foi bastante. A competição serviu de adaptação”, analisou Carlito.
Os atletas pernambucanos que estiveram presentes estão fazendo a transição do Optimist, fator que dificultou o velejo. “Eles ainda são leves para a Classe Ilca 6. Como ventou bastante do começo até o meio da competição, ficou mais complicado para a nossa flotilha, que ainda não tem um biotipo ideal para o barco. Por outro lado, foi uma excelente preparação para a Copa da Juventude”, explicou o técnico.
Copa da Juventude
Em alta no calendário da CBVela para 2023, a Copa da Juventude chega a sua 30ª edição, acontecendo de 29 de janeiro a 04 de fevereiro, no Yacht Club Santo Amaro (YCSA), em São Paulo. A mesma flotilha que disputou o Campeonato Brasileiro de Ilca 6 2023 representa Pernambuco numa das maiores competições da Vela Jovem nacional, que movimenta atletas considerados jovens talentos.
Confira a classificação da flotilha pernambucana
Flotilha Ouro
Julio Cesar Avellar – 42ª colocação
Valentina Roma – 44ª colocação
Flotilha Prata
Lucas Sant’anna – 4ª colocação
Lucas Almeida – 14ª colocação
Francisco Andrade – 26ª colocação
Miguel Andrade – 27ª colocação