As velejadoras Valentina Guimarães e Bruna Martinelli vão representar Pernambuco e o Cabanga em uma importante competição nesta semana: a Copa Brasil de Vela em Ilhabela, São Paulo. A 12ª edição da competição será realizada de 14 a 19 de outubro, com as regatas começando na próxima quarta-feira (16/10), após a cerimônia de abertura.
Com grande evolução na classe, Valentina Guimarães vai disputar na Ilca 6. Em julho, ela acabou o Mundial da Juventude na Itália na 20ª colocação no feminino. Ano passado, em Búzios (RJ), ela também acabou no Top 20 na mesma categoria – foi a 18ª colocada. Já no mês passado, Valentina conquistou o Campeonato Regional Nordeste (feminino) no Iate Clube da Paraíba.
Já Bruna Martinelli vai estar em ação na Classe iQFOIL, categoria a qual já disputou o Mundial e os Jogos Pan-Americanos de Santiago, no Chile, em 2023. Ao lado das duas pernambucanas, o coordenador de Vela do Cabanga, Edival Júnior, será um dos técnicos da delegação brasileira. Reforçando que os atletas do Cabanga contam com apoio do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC) para treinos e competições.
”A Copa Brasil é um evento oficial da CBVela, que vale pontos para o ranking para o pessoal aqui. É uma participação nossa principalmente pensando no próximo ciclo olímpico. Muito importante ter a nossa atleta Valentina e a própria Bruna pensando em uma nova campanha para quem sabe conseguiur uma vaga nos próximos Jogos Olímpicos”, destacou Edival Júnior.
A competição, que vai reunir disputas de Snipe, Ilca Kite, 49er, Dingue, Finnn e 470 misto, é a etapa final do Campeonato Brasileiro Interclubes de 2024, promovido pelo Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), válida para o ranking paulista. Simultaneamente, ocorrerá a 10ª Copa Brasil de Vela Jovem, com atletas sub-19 nas classes iQFOIL, ILCA 6, 420 Aberto e Feminino, 29er Aberto e Feminino, e Optimist.
A Copa Brasil de Vela é organizada pela Confederação Brasileira de Vela (CBVela), em parceria com a Prefeitura de Ilhabela, a Escola de Vela Lars Grael e a Federação de Vela do Estado de São Paulo.