O Marco Zero do Recife vai receber, neste sábado (24), a partir do meio dia, a partida da 28ª edição da Regata Internacional Recife/Fernando de Noronha. Cinquenta e duas embarcações do Brasil e do mundo disputarão uma das mais tradicionais regatas oceânicas da América do Sul. Este ano, a grande novidade será a presença do veleiro Cisne Branco, da Marinha do Brasil e da embarcação Parati II, do renomado velejador Amyr Klink.

Veleiros de 11 estados do Brasil, além de três países – Argentina (2), França (1) e EUA (1) – disputarão a edição 2016 da regata. São Paulo é o estado com mais participantes na Refeno 2016, 13 barcos inscritos. Pernambuco e Rio de Janeiro vem logo atrás com 10 cada. Completam a lista Bahia (seis), Santa Catarina (três), Rio Grande do Sul (1), Distrito Federal (1), Ceará (1), Sergipe (1), Alagoas (1) e Paraíba (1). A Refeno é promovida pelo Cabanga Iate Clube de Pernambuco.

Este ano, a competição reunirá 389 tripulantes divididos em nove classes – multicascos (Catamarã e Mocra) e monocasco (RGS A, RGS B, ORC, Aberta, Bico-de-Proa, Aço e Turismo). O percurso entre o Recife e o Arquipélago de Fernando de Noronha será de 292 milhas náuticas, o equivalente a 545 quilômetros entre céu e mar.

“Estamos pronto para mais uma edição da Refeno. O clima aqui no Cabanga é de alegria. Preparamos uma festa muito especial para todos os participantes aqui no Recife e em Fernando de Noronha. A Refeno se tornou uma verdadeira confraternização da vela”, resumiu o comodoro do Cabanga, Jaime Monteiro Jr.

A embarcação Camiranga, do Rio Grande do Sul, atualbicampeã da Refeno, confirmou presença na edição 2016 e é a grande favorita ao troféu Fita Azul. Em 2014, o veleiro percorreu em 22h40min43. Em 2015, melhorou o tempo concluindo a travessia em 20h26min37. O Camiranga é um barco modelo Soto 65, tem 20,55 metros de comprimento e disputará o título na classe ORC. “Nosso objetivo é bater o nosso próprio tempo na Refeno. Estamos confiantes que teremos mais uma boa velejada até aquele paraíso”, comentou Samuel Albrecht, comandante do Camiranga.

Além do Camiranga, as embarcações Lexus/Miragem (SP), Itajaí (SC) e Jahú (PE) despontam como favoritas.

GRUPOS DE PARTIDA
Com o objetivo de agrupar os barcos de acordo com suas características e desempenho, a organização da Refeno separou a partida das embarcações por grupos. Os prováveis Fita Azul largarão no último grupo, às 13h. Confira os horários das largadas por classes:

GRUPO 1 (12h)
LEXUS/MANTRA
AVATAR
BOLERO II
PANDA II
LEOA
ITAJAÍ SAILING TEAM
TALISMANN
LABADEE
LAVIENROSE 1
PANGEIA TRAVESSIAS OCEÂNICAS
TORO
CORA MAE
PARATII 2
ALLEGRO XIII
WISDOM

GRUPO 2 (12h30)
RECREIO X
PRIX
TEMPO
CURIMAM
WANDA DUQUE
DIBOA
TANTOMAR
AYA
CAUDILLO
KANKU DAI V
AUDAZ
FRATELLI
FUGA IV
KARPALEO
TA LENTO
FISKER

GRUPO 3 (13h)
CAMIRANGA
SANTA MARIA X
ANGELIQUE II
TANGAROA 1
DENISE III
ANGELA STAR VI
LAVIE
BOTO IV
AVENTUREIRO 3
YAKARE
DADU
MARUJOS
LEXUS/MIRAGEM
VORAI 2
JAHÚ 2
ALOHA XIII
CIRANDA
A TRAVESSIA
AVOADOR ²
PAPANGU

Após todas as partidas
NAVIO VELEIRO CISNE BRANCO

PERNAMBUCO
Pernambuco será representado por dez embarcações. A grande favorita é a embarcação Jahú, comandada por Luis Moriel. As demais embarcações pernambucanas são: Avatar, Bolero II, Aventureiro III, Ciranda, Lavienrose 1, Yakare, Papangu, Toro e Avoador 2.

ITENS DE SEGURANÇA
Com o objetivo de tornar a Refeno ainda mais segura, o Cabanga Iate Clube de Pernambuco e a Marinha do Brasil vem ano a ano anunciando alterações quanto aos item de segurança. Este ano, a única flexibilização será o aparelho SSB, que passará a ser um item obrigatório para todas as embarcações a partir da edição 2017 da Refeno.

EXIGÊNCIAS
Spot
Epirb
Colete Classe 1
Capitão Amador
Balsa
Cartas Náuticas

ACOMPANHAMENTO EM TEMPO REAL
O amante da vela que quiser acompanhar a Refeno em tempo real poderá acessar o link no site da regata (clique aqui). A transmissão pode ser feita de um modo geral (visualizando todos os barcos), por classe (visualizando os barcos que competem em determinada categoria) ou individual. É importante lembrar que o recurso de transmissão já se encontra no site, mas só estará funcionando a partir da largada, que será ao meio dia deste sábado (24).

PREVISÃO DO TEMPO
Segundo a previsão metrológica, na hora da partida, os ventos estarão entre 10 e 16 nós. Outra informação importante para os velejadores é que direção predominante do vento durante a travessia deverá ser a leste/sudeste, ideal para esse tipo de regata.

AÇÃO SOCIAL
Além de atrair, todos os anos, competidores do Brasil e de várias partes do mundo, a Regata Recife Fernando de Noronha carrega um lado social muito forte. Há alguns anos, o Cabanga Iate Clube de Pernambuco, juntamente com a equipe de vela de Itajaí, disponibilizam para as crianças do Centro de Integração de Educação Infantil Bem-Me-Quer, do Arquipélago de Fernando de Noronha, cerca de 300 kits escolares. O clube também contribui mensalmente com uma quantia para ajudar na compra de materiais didáticos para as crianças do local.

Este ano não será diferente. Além de beneficiar as crianças da ilha, Cabanga e Itajaí realizarão a entrega de 300 kits escolares para crianças atendidas na Creche Escola Bartolomeu Aroucha (Ceba), localizada no bairro de Jardim Atlântico, em Olinda/PE. A Ceba é uma instituição filantrópica sem fins lucrativos. A ação em Fernando de Noronha será realizada na terça-feira (27), às 11h. A data da entrega na instituição de Olinda ainda será confirmada.

RESULTADOS ANTERIORES
2015 – http://www.refeno.com.br/home/resultados_2015.php
2014 – http://www.refeno.com.br/home/resultados_2014.php
2013 – http://www.refeno.com.br/home/resultados_2013.php
2012 – http://www.refeno.com.br/home/resultados_2012.php
2011 –

NÚMERO DE INSCRITOS
2016 – 52
2015 – 49
2014 – 67
2013 – 77
2012 – 89
2011 – 47

HISTÓRICO
A Regata Internacional Recife – Fernando de Noronha (Refeno) atrai, todos os anos, competidores do Brasil e de várias partes do mundo. E não é difícil entender o porquê. O mar, o vento e o clima de Pernambuco são ideais para a navegação. E as paisagens, tanto na partida quanto na chegada, são encantadoras.

Todos os anos, os barcos partem do Marco Zero, ponto central do Recife e seguem com destino a Fernando de Noronha, ilha oceânica de águas cristalinas, onde é possível encontrar natureza pura, com golfinhos e atobás fazendo a festa dos visitantes.

A Refeno é considerada a primeira regata oceânica do país. Ela foi criada em 1986. O atual recorde é do veleiro Adrenalina Pura, da Bahia, que teve como comandante Georg Ehrensperger. Ele conquistou a marca de 14h34min54 em 2007.

PATROCÍNIO
A Refeno 2016 conta com o patrocínio da Lexus e Pernambuco Construtura, além dos apoios da Administração de Fernando de Noronha, Prefeitura do Recife, Capitania dos Portos de Pernambuco, 3º Distrito Naval, Parque Marinho de Fernando de Noronha, Água Mineral Santa Joana, ICMBio, Armazéns do Porto, Porto Novo, Itaipava, Spot, Pernambuco Pilots, Moglin, Seu Boteco e Agemar.