Tudo pronto para a largada da 26ª edição da Regata Recife/Fernando de Noronha, com partida prevista para este sábado (27 de setembro), do Marco Zero do Recife, a partir do meio dia. Ao todo, 67 embarcações e 520 tripulantes disputarão a maior regata oceânica do Brasil nas classes multicascos (Catamarã e Mocra), RGS (A, B e C), ORC, Aberta, Bico-de-Proa e Aço.

Esse número envolve participantes de 11 estados do Brasil, além de três países – Argentina (3), Holanda (1) e França (1). Pernambuco é o lugar mais bem representado na Refeno 2014, com 16 barcos inscritos. São Paulo vem logo atrás, com 14 e Rio de Janeiro com 13. Completam a lista Bahia (6), Rio Grande do Norte (3), Santa Catarina (3), Rio Grande do Sul (3), Alagoas (1), Espírito Santo (1), Paraíba (1) e Alagoas (1).

O grande diferencial da Refeno 2014 será a mudança no percurso. Após a largada, as embarcações terão que passar pelo começo da praia de Boa Viagem – antes, elas partiam do Marco Zero e seguiam direto para o Arquipélago de Fernando de Noronha. O coordenador da Refeno, João Jungmann, exaltou a nova medida tomada pela competição. “Trata-se de uma solicitação antiga dos nossos patrocinadores. A ideia é dar uma maior visibilidade ao evento. Além disso, também estaremos valorizando a bela praia de Boa Viagem”, disse Jungmann.

O iatista Lars Grael é um dos nomes confirmados na Refeno 2014. Este ano, o velejador campeão estará na embarcação Tangará II. Em 2012, Lars participou da Refeno com o barco Zing 2. Foi segundo lugar no tempo real e terceiro lugar na classe ORC.

GRUPOS DE PARTIDA
Com o objetivo de agrupar os barcos de acordo com suas características e desempenho, a organização da Refeno decidiu, neste ano, separar a partida das embarcações por grupos. Os prováveis Fita Azul largarão no último grupo, às 14h. Entre os favoritos, estão o Ave Rara (PE), Patoruzu (PE), Camiranga (RS), Nativo (PE), Fandango (AL), Mussulu III (SP) e Terroso (SC). Confira os horários das largadas por classes:

Horário da largada
1º Grupo
Largada: 12h30
Classe: Aço

2º Grupo
Largada: 13h
Classe: RGS

3º Grupo
Largada: 13h30
Classe: Catamarã

4º Grupo
Largada: 14h
Classes: Aberta e ORC

PERNAMBUCO
Pernambuco será representado por 16 embarcações. A expectativa fica por conta do famoso Ave Rara, que este ano luta pelo pentacampeonato da Refeno (Fita Azul). O barco foi o mais rápido da competição nos anos de 2004 (com 112 inscritos), 2010 (134), 2012 (89) e 2013 (77). Caso seja o Fita Azul em 2014, o Ave Rara confirmará sua hegemonia vencendo três anos consecutivos. O Ave Rara só perde para o baiano Adrenalina Pura, que soma sete títulos da Refeno.

No entanto, ele não irá participar desta edição por conta de problemas com patrocinadores. Adrenalina venceu o Fita Azul nos anos de 2000, 2001, 2002, 2005, 2006, 2007 e 2008. Outra embarcação que também pode pintar como surpresa na edição 2014 da Refeno é o Patoruzu. A embarcação comandada por Higínio Luís Marinsalta estava na liderança isolada da Refeno em 2013 e terminou voltando para o Recife após a vela ter rasgado.

Embarcações pernambucanas: Algo +, Avatar, Ave Rara, Avoador 2, Bolero II, Cacara II, Chegado V, Frevo, Nativo, Patoruzú,  Toro, Yakare, JR 01, Lampiao II, Zen e Jahú.

ACOMPANHAMENTO EM TEMPO REAL
O amante da vela que quiser acompanhar a Refeno em tempo real poderá acessar o link no site da regata (clique aqui). A plataforma permite, também, que o público localize cada embarcação durante o percurso desde o Marco Zero até a paradisíaca de Fernando de Noronha. A transmissão é possível ser feita graças ao SPOT, um pequeno aparelho instalado nos barcos que permite o acompanhamento online via satélite.

O internauta tem várias opções para fazer o acompanhamento da regata. A transmissão pode ser feita de um modo geral (visualizando todos os barcos), por classe (visualizando os barcos que competem em determinada categoria) ou individual. É importante lembrar que o recurso de transmissão já se encontra no site, mas só estará funcionando a partir da largada, que será ao meio dia deste sábado (27).

PREVISÃO DO TEMPO
Segundo a previsão do tempo elaborada pela empresa de meteorologia Tempo OK, a edição da Refeno deste ano poderá ter novos recordes, superando a marca de 14h34m54s do veleiro Adrenalina Pura realizada na edição de 2007. A previsão meteorológica está apontando uma média de ventos que deverão variar entre 12 nós, nas primeiras horas de regata e 19 nós, na maior parte do percurso. A da direção predominante deverá ser de sudeste, que é o ideal para esta travessia. A largada deverá ser em um dia com sol entre nuvens e, diferentemente do ano passado, os velejadores deverão enfrentar poucas situações de chuva ao longo da regata.

AÇÃO SOCIAL
A organização da Refeno promoverá uma ação social durante a competição. O evento irá doar um playground com múltiplas atividades para a instituição Bem-Me-Quer, de Fernando de Noronha, que apoia mais de 300 crianças. A cerimônia de entrega acontecerá às 9h30 do dia 30 de setembro.

RESULTADOS ANTERIORES
2013
2012
2011
2010
2009

HISTÓRICO
Organizada pelo Cabanga Iate Clube de Pernambuco, em parceria com a Associação Pernambucana de Vela Oceância (APVO), a Refeno atingiu um recorde em 2004: foram 146 barcos inscritos na regata. Naquele ano, o grande vencedor foi o Ave Rara, um trimarã de Pernambuco, embarcação espartana e muito veloz, comandada por Vicente Gallo. A Refeno é considerada a primeira regata oceânica do país. Ela foi criada em 1986. O atual recorde é do veleiro Adrenalina Pura, da Bahia, que tem como comandante Georg Ehrensperger. Ele conquistou a marca de 14h34min54 em 2007. A Regata Recife/Fernando de Noronha conta com o apoio da Empetur, Administração da Ilha de Fernando de Noronha, Prefeitura do Recife, Dislub, Murai/Mitsubishi Motors, CR Turismo, Agemar e Conic.