O Troféu Maurício Castro já encontra-se no Cabanga. Na última quinta-feira (29), o presidente da Associação Brasileira de Velejadores de Cruzeiro (ABVC), Paulo Fax, entregou a honraria em mãos ao comodoro do Cabanga Iate Clube de Pernambuco, Jaime Monteiro Jr. A premiação será entregue à primeira embarcação do Cruzeiro Costa Leste a chegar à Ilha de Fernando de Noronha.
Maurício Castro acabou virando um ícone da modalidade na Região após a criação da Refeno. A ideia surgiu após o, até então, diretor de Vela do Cabanga, montar uma tripulação para ver se era possível chegar a Fernando de Noronha a vela em um 24 pés.
A tripulação, batizada de “Pé na Cova”, chegou ao Arquipélago após uma semana de mar. Passada a experiência, Maurício decidiu juntar o maior número possível de embarcações e, a partir daí, ‘deu vida’ a Refeno.
“A homenagem ao Maurício Castro foi uma ideia que a ABVC teve em conjunto com os velejadores para homenagear o grande velejador da Refeno, que desde os primórdios fez uma excelente trabalho de união, e é uma honra para nós entregá-lo ao primeiro barco da ABVC que chegar em Noronha”, acrescentou o presidente Paulo Fax.