A Associação Brasileira de Vela de Oceano (ABVO), através de seu Comodoro Lars Grael, premiará nesta sexta-feira (11), no Rio de Janeiro, três veleiros da Flotilha Recifense de Veleiros de Oceano da classe Mocra.
Os veleiros pernambucanos que serão premiados na I Copa Brasil de Vela de Oceano da classe Mocra são o Fandango do Comandante José Tadeu Patriota, o Jahú do Comandante Luiz Moriel e o Patoruzú do Comandante Higínio Marinsalta. Vale ressaltar que o trimarã Patoruzú, do sócio Higínio Marinsalta, foi construído no Cabanga Iate Clube de Pernambuco.
A premiação será no Lounge da Revista Náutica do Rio Boat Show, na Marina da Glória, Rio de Janeiro, nesta sexta-feira (11), a partir das 21h30. O Rio Boat Show é o maior evento desta natureza da América Latina.
A classe Mocra é reconhecida pela ABVO como única classe de veleiros multicascos de oceano do Brasil e nasceu no Cabanga. Já tem mais de 35 associados e cresce mais a cada dia.
A I Copa Brasil de Vela de Oceano, que aconteceu ao longo do ano de 2013, teve o Fandango em primeiro lugar, o Jahú em segundo lugar e o Patoruzú em terceiro. O Campeonato Brasileiro desta classe envolveu quatro regatas: o Circuito Salvador de Oceano, a Regata Aratu-Maragojipe, o Circuito Recifense de Vela Oceânica e a Refeno.