Foto: Matias Capizzano/Divulgação

Os velejadores do Cabanga Iate Clube de Pernambuco Marina Hutzler e Tiago Soares embarcam, nesta quinta-feira (2), para a disputa do Campeonato Norte Americano de Optimist, que será realizado de 5 a 12 de julho de julho, em Antigua, no Caribe. O evento contará com a participação de 163 velejadores de 23 países da América do Norte, América Central, América do Sul, Ásia e Europa.

Os dois pernambucanos estão entre os 20 velejadores que compõem a delegação do Brasil – 15 meninos e cinco meninas – que disputarão a competição latino-americana. A dupla do Cabanga garantiu vaga no Norte Americano da classe depois das disputas de duas competições: o Campeonato Brasileiro de Optimist, realizado no início do ano no Rio de Janeiro, e o Sul-Brasileiro de Optimist, realizado em Jurerê, Santa Catarina, em março.

Experiente, Marina Hutzler embarcará para sua terceira participação no Norte Americano. Em 2014, a velejadora do Cabanga terminou a competição, realizada no México, como a quarta melhor brasileira no torneio. Da delegação brasileira, Marina Hutzler é a velejadora brasileira com mais campeonatos internacionais no currículo seja entre meninos, seja entre as meninas.

Foto: Reuel Almeida/Divulgação

Tiago Soares, por sua vez, disputará sua primeira competição internacional. “Após dois anos, ele vinha se classificando bem no Brasileiro, mas na seletiva perdia algumas posições e ficava de fora das competições internacionais, mas este ano conseguiu e alcançou o objetivo dele”, complementou Marcelo Soares, pai de Tiago Soares.

CONQUISTAS
Marina Hutzler foi campeã do Campeonato Sul Brasileiro Estreante em Porto Alegre (2011), Campeonato Sul Brasileiro em Santa Catarina (2012), N/NE de Optimist Feminino (2013), além de tetracampeã do Campeonato Pernambucano de Optimist. Tiago Soares, que começou a velejar com sete anos, foi campeão Brasileiro e Norte-Nordeste Mirim, foi vice-campeão Brasileiro Mirim, e quinto lugar no Brasileiro Infantil, além de alguns títulos estaduais.