O velejador do Cabanga Iate Clube de Pernambuco, Tiago Monteiro, escreveu, mais uma vez, seu nome na história da vela de Pernambuco e conquistou, nesta terça-feira (15), o quarto título consecutivo do 43º Campeonato Norte-Nordeste de Optimist, que terminou nesta terça-feira (15), em Fortaleza. O Regional de Optimist foi a última competição de Tiago Monteiro na classe. Os baianos Lucas Garbor e Bernardo Pereira terminaram na segunda e terceira colocação respectivamente.
Os primeiros resultados expressivos da carreira do atleta começaram em 2013, quando o velejador terminou o Campeonato Brasileiro de Optimist na quinta colocação. Seu maior feito, sem dúvida alguma, foi ter conquistado em janeiro de 2016 o título geral de Campeão Brasileiro da classe em Jurerê/SC. Até então, nenhum outro pernambucano havia conseguido tal feito. Para completar, ele é o único nordestino a disputar o Mundial de Optimist por três vezes (2014, 2015 e 2016).
No cenário internacional, Tiago também tem seu nome gravado. Em 2015, conquistou a Coupe Internacionale de Optimist, na França, e foi segundo colocado da Semana de Vela de Buenos Aires 2016 (Argentina), este ano. Pelo bom desempenho nas competições, Tiago também garantiu vaga no grupo do TimePE 2016/2017, Programa da Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer de Pernambuco que tem o objetivo de auxiliar os atletas que são destaque no cenário pernambucano.
A partir de agora Tiago Monteiro anunciou que irá correr nas categorias Snipe e Hobie Cat 16.
TROFÉU TIAGO MONTEIRO
Em 2015, Tiago Monteiro conquistou o tricampeonato consecutivo no Norte/Nordeste de Optimist. Com o feito, ele se tornou o segundo atleta do Nordeste e o primeiro de Pernambuco a conseguiu vencer três edições do Regional. Com a premiação, o velejador do Cabanga levou para casa, em definitivo, o Troféu Mário Urban, em alusão ao primeiro velejador do Nordeste a conquistar esse mesmo feito, em 1991, 1992 e 1993. A partir da edição 2016, o troféu rotativo passou a se chamar “Troféu Tiago Monteiro”. A insígnia só receberá outro nome quando um novo velejador de optimist conquistar por três vezes consecutivas o Regional da classe.
NORTE-NORDESTE DE OPTIMIST
Na disputa geral, o paulista Nicholas Bernal ficou com o primeiro lugar. O pernambucano Tiago Monteiro ficou na segunda colocação, seguido de Lars Kunath, também de São Paulo. No Feminino, a pernambucana Letícia Lira garantiu o primeiro lugar com Marina da Fonte em segundo, Ludmila Lira em terceiro e Anita Zirpoli em quarto. Todas as velejadoras do Cabanga.
Para completar de vez a festa do Cabanga em águas cearenses, Marcelo Gabriel Souza, foi campeão Norte-Nordeste Estreante e Júlio César no Mirim Masculino. Outros dois velejadores do Cabanga também foram homenageados na cerimônia de premiação – Guilherme Araújo (Ética) e Manoel Carvalho (Superação).
O time Cabanga foi representado por 16 velejadores: Gabriel Souza e Gustavo Guedes (Estreante), além dos veteranos Anita Zirpoli, Antônio da Fonte, Cecília Farias, Guilherme Araújo, Guilherme Santana, Julia Ollivier, Júlio César,Letícia Lira, Ludmila Lira, Manoel Carvalho, Marina da Fonte, Pedro Onias, Roberto Cardoso e Tiago Monteiro. Parabéns a todos!