Depois de terminar o primeiro dia de regatas do Sul-Americano de Optimist, que está sendo realizado em Punta Del Leste, no Uruguai, na 28º posição, o velejador do Cabanga Iate Clube de Pernambuco, Tiago Monteiro (Brava/Pro Nautic/Socil), 13 anos, obteve um excelente resultado nesta terça-feira (15 de abril) saltando dez posições no ranking geral do torneio e terminando o dia na 18º colocação.
Por conta do vento fraco – aproximadamente 12 nós – a organização do decidiu realizar apenas uma regata. “Hoje foi um grande dia para Tiago. Ele conseguiu um terceiro lugar e tem tudo para crescer ainda mais. Tiago está muito concentrado. Estamos animados”, disse o pai do velejador, Ted Monteiro.
A boa notícia é que essa colocação de Tiago pode ser ainda melhor. “Hoje dois grupos completaram duas regatas no dia. Tiago estava no terceiro grupo que não completou a segunda regata por falta de vento. Então muitos velejadores estão com cinco regatas e Tiago e outra parte estão com apenas quatro. Com isso, a quinta-feira (17) que seria um dia livre, será para quem não completou as cinco, o que é o caso de Tiago”, explicou Ted.
Nesta quarta-feira (16 de abril), será realizado o Sul-Americano por equipes. A competição será disputada no formato eliminatório. Cada país inscreve duas equipes de quatro velejadores. Tiago Monteiro está confirmado em uma das equipes do Brasil. O campeão será o País que somando as duas equipes tiverem mais pontos.
SUL-AMERICANO
Ao todo, doze regatas serão disputadas ao longo da competição, sendo até três por dia. Em 2013, nesta mesma competição continental, Tiago ficou na 43ª posição. O Sul-Americano de Optimist reúne os 15 melhores velejadores de Optimist de cada país, sendo os 11 melhores masculino e as quatro melhores do feminino. O campeonato reúne 158 velejadores não apenas da América do Sul, como também do México, EUA e outros países da América Central e do Norte.