O velejador Tiago Monteiro, ao lado de Wesley Sousa/CE, terminou esta sexta-feira (07 de setembro) na segunda posição no Hobie Cat 16, com 17 pontos perdidos (PPs), no penúltimo dia de disputas da Copa da Juventude, no Cabanga de Maria Farinha. A liderança da classe está com Carlos Eduardo Lopes e Lucas Urmenyi, do Yacht Clube da Bahia, 11 PPs. Nesta sexta-feira (8), serão conhecidos os campeões da Copa da Juventude.
Com ventos variando entre 12 e 16 nós, os destaques na raia foram os baianos, que venceram as três regatas programadas para o dia. Tiago e Wesley terminaram as três provas na segunda posição. Na última regata, o velejador pernambucano acabou não montando a boia do gate e ficou fora da disputa.
Na 29er, o Vinícius Oliveira, do Cabanga, e Bernardo Peixoto/BA seguem na sexta posição geral. A classe é liderada por Breno Knelpp e Ian Palm, do Rio Grande do Sul.
Na Laser, Rodrigo Vilarroel é o pernambucano mais bem posicionado na disputa, ocupando a 24ª posição. Gustavo Guedes está na 25ª e Luísa Vasconcelos, única mulher pernambucana na briga, é a 29ª. Tiago Quevedo, do Rio Grande do Sul, é o atual líder da classe.
Maior evento da vela jovem no Brasil e classificatório para o Mundial da Juventude, na China, a competição conta com disputas nas classes Laser, 420, 29er, RS:X e Hobie Cat 16. Ao todo, 79 velejadores de 8 estados disputam o torneio.
A Copa da Juventude é uma realização da CBVela, Cabanga Iate Clube de Pernambuco e Federação Pernambucana de Vela, contando com o patrocínio do Bradesco, Grupo Energisa, Noronha Pescados, Lei de Incentivo ao Esporte, Governo de Pernambuco, através da Secretaria de Turismo, Esporte e Lazer, e Empetur.