O velejador do Cabanga Iate Clube de Pernambuco, Tiago Monteiro (Royal Horse/Socil/Pro-Nautic), 13 anos, iniciará, neste domingo (13 de abril), a disputa do Sul-Americano de Optimist, que será realizado em Punta del Leste, Uruguai, até o dia 20 de abril. Ao todo, doze regatas serão disputadas ao longo da competição, sendo até três por dia.
Recém-classificado para o Campeonato Mundial da Classe, que será realizado de 20 a 30 de outubro, em San Isidro/Argentina, os principais objetivos de Tiago é terminar o Sul-Americano entre os 30 melhores e intensificar a preparação para o mundial, torneio mais importante de Optimist do ano. Em 2013, nesta mesma competição continental, Tiago ficou na 43ª posição.
“Vai ser mais um campeonato para Tiago pegar experiência e se preparar para o Mundial. O objetivo dele é ficar entre os 30 melhores da América do Sul. Dependendo das condições do mar, do vento e da temperatura ele pode até obter uma melhor colocação”, explicou o pai de Tiago, Ted Monteiro. Em 2010, o também velejador do Cabanga, Rafael Monteiro, irmão de Tiago, foi 15º lugar no último Sul-Americano de Optimist realizado neste mesmo local.
O Sul-Americano reunirá de cada país participante os 15 melhores velejadores de Optimist, sendo os 11 melhores masculino e quatro melhores do feminino. A previsão é que o campeonato reúna até 160 velejadores.
No último mês, Tiago terminou o ranking geral da Associação Brasileira de Vela na classe Optimist na quarta colocação (soma do quinto lugar no 41º Norte/Nordeste de Optimist, realizado na Baía de Todos os Santos, em Salvador/BA, mais a pontuação do Campeonato Brasileiro de Optmist, realizado no início deste ano, em Marinha Farinha, onde Tiago conquistou o terceiro lugar geral).
Além de Tiago, a velejadora Marina Hutzler ficou entre as cinco melhores do Brasil carimbando o passaporte para o Optimist NorthAmerican Championship, que será realizado de 9 a 16 de julho, em Nayarit/México.