A expectativa é grande para a família Monteiro. E também para todos aqueles que torcem a favor da vela pernambucana. O velejador do Cabanga Iate Clube, Tiago Monteiro (Royal Horse/Socil/Pronautic), de 13 anos, já se encontra na Argentina para a disputa do Mundial de Optimist, que será realizado entre os dias 22 e 31 de outubro, no Náutico San Isidro Club, em San Isidro/Argentina.
A classificação de Tiago para o Mundial de Optimist quebrou um tabu antigo. A última vez que Pernambuco havia sido representado na competição foi em 1999, com as irmãs Roberta e Andréa da Rosa Borges. A premiação veio em março, quando Tiago Monteiro surgiu entre os cinco melhores velejadores do Brasil no Optimist.
A preparação para o Mundial tem sido árdua. Enquanto esteve no Recife (a viagem para a Argentina foi em 12 de outubro), Tiago precisou passar por novos processos. Acompanhamento psicológico e exercícios na academia passaram a fazer parte da sua rotina. Mas as novidades o deixam mais motivado para o torneio.
Após uma semana de treinamento com dedicação exclusiva, a delegação brasileira realizou um trabalho de aclimatação, regulagens e preparação para o Mundial 2014. No último final de semana, os cinco representantes nacionais participaram do Campeonato Internacional Cidade de San Isidro, que serviu como treinamento para os atletas, técnicos e oficiais de regata que atuarão na competição internacional.
“O evento serviu para testarmos largadas em flotilha grande, aproximação de boias, marcações, aplicações das regras, reconhecimento das embarcações da Comissão de Regatas, atuação do Jury (árbitros), cores e tamanhos das boias, alterações da corrente, mudanças de vento entre outros fatores muito próximos do que encontraremos no ambiente de competição durante o Campeonato Mundial”, resumiu o chefe da delegação Jônatas Gonçalves.
Além de Tiago Monteiro, outros quatro brasileiros irão disputar o Mundial de Optimist na Argentina: Tiago Quevedo (RS), Gabriel Camargo (RS), Gustavo Abdulklech (RJ) e Clara Penteado (RJ).