O velejador do Cabanga Iate Clube de Pernambuco, Tiago Monteiro, 14 anos, entrou para história da vela em Pernambuco ao garantir pela segunda uma das cinco vagas do Brasil para o Campeonato Mundial de Optimist, que será realizado em Kamien Pormorski, na Polônia, de 25 de agosto a 5 de setembro deste ano. Até então, nenhum outro pernambucano havia garantido vaga em dois mundiais dessa classe – antes dele, apenas Roberta e Andréa da Rosa Borges (1999), Hans Hutzler (1985) e Flávio Melo (1978) participaram de uma edição da competição internacional. O primeiro Mundial de Tiago foi disputado em 2014.

O carimbo oficial do passaporte que garantiu a participação de Tiago no Mundial foi dado após a disputa do 37º Campeonato Sul-Brasileiro, realizado até o último sábado (14), em Jurerê, Santa Catarina. Tiago Monteiro terminou a competição na vice-colocação após dez regatas disputadas e um total de 45 pontos. O gaúcho Tiago Quevedo, do Veleiros do Sul, conquistou o bicampeonato da competição na categoria Veterano ao somar apenas 21 pontos. Os dois velejadores coroaram um ano perfeito, que começou com este mesmo resultado no Campeonato Brasileiro de Optimist, realizado no início do ano, no Rio de Janeiro.

Os bons ventos para o Cabanga Iate Clube de Pernambuco não pararam em Tiago Monteiro. Outro destaque local foi a velejadora Marina Hutlzer, 13 anos, que terminou a competição na 26ª colocação geral e terceira entre as mulheres. Como o Sul-Brasileiro era seletiva para dois outros torneios internacionais, além do Mundial, Hutlzer garantiu uma das vagas do País no Norte Americano de Optimist, que será realizado de 5 a 12 de julho, na Antígua, no Caribe. “Ela está muito feliz com o resultado. Estamos todos”, resumiu Karina Hutzler, mãe de Marina.

“O nível técnico da seletiva foi muito bom. Os velejadores foram desafiados durante os quatro dias com diferentes condições de vento. Além disso, a flotilha se mostrou muito compacta, o que mostra o equilíbrio nas disputas. Os velejadores classificados têm tudo para representar muito bem o Brasil”, disse Ricardo Navarro, presidente da Comissão de Regatas.


Foto: Gabriel Heusi/ICSC 

No Sul-Brasileiro de categorias, outros excelentes resultados para os velejadores pernambucanos. Marina da Fonte terminou na segunda colocação do infantil feminino, seguida pela também pernambucana Julia Ollivier, que ficou em terceiro. Na categoria Mirim, destaque para o jovem Julio Avellar, que ficou em terceiro. Os demais velejadores da Flotilha pernambucana – Vinicius Gondim, Rodrigo Villarroel, Roberto Cardoso, Arthur Granja, Ludmila Lira e Letícia Lira – ou melhoraram ou mantiveram suas posições na classificação da competição.

“Todos esses resultados são frutos de um trabalho sério que a gente vem desenvolvendo no clube ao longo dos últimos anos. Cada vez mais isso consolida o trabalho profissional e de dedicação que estamos fazendo. Abdicamos de várias coisas para abraçarmos a causa da vela de base com todo empenho e carinho. É um resultado muito gratificante que coroa o nosso trabalho e mostra que estamos no caminho certo”, comemorou Edival Júnior, técnico de vela do Cabanga.

SUL-AMERICANO
Tiago Monteiro e Marina Hutzler não terão tempo para descanso. Os dois velejadores já iniciam a preparação para o Sul-Americano de Optimist que será realizado em abril, em Paracas, no Peru. Além de Tiago e Marina, Pernambuco será representado pelo técnico Edival Júnior, que irá integrando a delegação brasileira, composta por 15 velejadores, ao todo.

ESTREANTE
 

Na categoria Estreante, o destaque pernambucano ficou com João Cardoso, que conquistou o título no Mirim e a segunda colocação geral no torneio. O gaúcho Lucas Stolf, do Veleiros do Sul, confirmou o título. A outra representante de Pernambuco nesta categoria, Helena Granja, faturou o título no Juvenil Feminino e terminou o Sul-Brasileiro Estreante na 12ª colocação.

Classificados para o Mundial
Tiago Quevedo (RS)
Gabriel Camargo (RS)
Tiago Monteiro (PE)
João Vasconcellos (RS)
João Tatsch (RS) 

VETERANO

Masculino (sete)
Tiago Monteiro
2º lugar no Juvenil
2º lugar no geral

Vinícius Gondim
31º lugar no Juvenil
48º lugar no geral 

Rodrigo Villarroel
42º lugar no Juvenil
80º lugar no geral

Tiago Soares
12º lugar no Infantil
46º lugar no geral

Roberto Cardoso
13º lugar no Infantil
49º lugar no geral

Arthur Granja
25º lugar no Infantil
87º lugar no geral 

Julio Avelar
3º lugar no Mirim
88º lugar no geral

Feminino (cinco)
Marina Hutzler
3º lugar no Juvenil Feminino
26º lugar no geral

Ludmila Lira
6º lugar no Juvenil Feminino
78º lugar no geral 

Letícia Lira
8º lugar no Juvenil Feminino
83º lugar no geral

Marina da Fonte
2º lugar no Infantil Feminino
57º lugar no geral 

Julia Ollivier
3º lugar no Infantil Feminino
62º lugar no geral

ESTREANTE
João Cardoso
1º lugar no Mirim
2º lugar no geral 

Helena Granja
1º lugar no Juvenil Feminino
12º lugar no geral