O velejador do Cabanga Iate Clube de Pernambuco, Tiago Monteiro, terminou o primeiro dia do Mundial de Oprtimist, que está sendo realizado na cidade de Dziwnow, na Polônia, como melhor brasileiro da competição. Nas duas regatas da sua bateria, o pernambucano ficou em 31º e 40º colocado respectivamente. Tiago Quevedo, do Rio Grande do Sul, alcançou um 20º lugar na primeira e terminou escapando na segunda. O primeiro lugar do torneio é o grego Odysseas Emmanouil, o tailandês Suthon Yampinid, o esloveno Rok Verderber e o húngaro Máté Jeney.
Esses resultados ainda são preminares. Isso porque, no site oficial do evento, até o fechamento desta matéria, 21h30 desta sexta-feira (28), só está computada a pontuação da primeira regata. Com apenas uma regata, Tiago Quevedo tirou um 20º lugar e Tiago Monteiro um 31º. Além dos Tiago, o Brasil está sendo representado por João Tatsch/RS, que na primeira regata tirou um 59º; João Emílio/RS, 63º; e Matheus Oliveira/SP, 66º.
A expectativa é que neste sábado (29), mais duas ou até três regatas sejam realizadas, dependendo das condições do vento. É importante lembrar que as regatas previstas para a última quinta-feira (27) foram canceladas por conta da falta de vento.
Devido à grande quantidade de competidores – um total de 275 – os velejadores foram divididos em quatro grupos: amarelo, verde, azul e vermelho, onde o velejador do Cabanga Iate Clube está. A competição reúne os melhores melhores velejadores de 60 países, um total de 275 participantes. A intenção da organização é realizar até 12 regatas. O campeonato Mundial de Optimist 2015 será realizado até o dia 4 de setembro.