Depois de brilhar na classe Optimist (até 15 anos), o velejador do Cabanga Iate Clube de Pernambuco, Tiago Monteiro, iniciou um novo ciclo na vela este ano. O atleta disputou até o último sábado (21 de janeiro) o 43º Campeonato Brasileiro de Laser 4.7, no Yacht Clube de Santo Amaro, em São Paulo. Em sua primeira competição oficial na classe, Tiago conquistou dois excelentes resultados – terceiro lugar na categoria sub-16 e quinto lugar geral.

Apesar do excelente resultado, a dificuldade na raia da Represa de Guarapiranga foi a tônica da competição. Das dez regatas previstas no Aviso de Regata, apenas quatro foram realizadas, sendo duas com vento forte e outras duas praticamente sem vento. Na água, Tiago conquistou dois quartos lugares, um oitavo e um décimo, terminando a competição com 26 PPs. Andrey Godoy, do Paraná, conquistou o bicampeonato brasileiro na classe Laser 4.7. Edvaldo Sobreira, o Vavá, que disputou a competição pelo Cabanga e Iate Clube da Paraíba ficou na primeira colocação Gran Master e 28º geral.

“Foi um campeonato longo e bastante difícil de ser completado por conta da falta de vento. Ainda assim, acreditamos que a competição foi um grande sucesso para a classe Laser do Brasil. Quem veio para cá pode conferir a nova geração que promete continuar a tradição da classe”, comentou Nicolas Garcia, novo presidente da Associação Brasileira da Classe Laser (ABCL) e organizador do campeonato.

Laser 4.7

1º – Andrey Godoy (6 PPs)

2º – Nicolas Bernal (21 PPs)

3º – Pedro Bomeisel (22 PPs)

4º – Luiz Otávio Correia (23 PPs)

5º – Tiago Monteiro (26 PPs)

O 43º Campeonato Brasileiro de Laser reuniu as classes Radial, 4.7 e Standard durante 13 dias. Foram 130 atletas no total. Na Laser Standard, Alex Veeren, de Santa Catarina, ficou com o primeiro lugar. A classe Laser Radial teve Martin Lowy (YCSA) e Gabriel Kidd (ICRJ) como grandes campeões. O próximo Campeonato Brasileiro de Laser já tem local certo para acontecer, o Yacht Clube da Bahia, em Salvador, em janeiro de 2018.

SNIPE
Além do Campeonato Brasileiro de Laser 4.7, Tiago também vai participar, a partir desta segunda-feira (23), do Campeonato Brasileiro de Snipe, em Ilha Bela, São Paulo. Assim como no Laser, será a primeira vez que o pernambucano disputará uma competição nacional dessa classe. Ele terá como companheiro de embarcação Mateus Pinheiro. As disputas em Ilha Bela seguem até a sexta-feira (27 de janeiro). Estão programadas dez regatas.