O velejador do Cabanga Iate Clube de Pernambuco, Tiago Monteiro, conquistou, nesta segunda-feira (2), um feito histórico para a vela do Nordeste. Pela primeira vez, um velejador pernambucano venceu, pela terceira vez consecutiva, o Campeonato Norte Nordeste de Optimist, que neste ano foi realizado na sub-sede do Cabanga em Maria Farinha, Litoral Norte de Pernambuco.
Como premiação, Tiago levará para casa, em definitivo, o então “Troféu Mário Urban”, primeiro velejador do Nordeste a conquistar esse mesmo feito em 1974. “Em 42 anos de existência apenas Mário Urban, da Bahia, havia conquistado essa façanha, que hoje, passa a ser também de um pernambucano. A flotilha de Optimist de Pernambuco está de parabéns”, comemorou o coordenador de Vela do Cabanga, Edival Júnior.
A partir da edição 2016, o troféu rotativo passará a se chamar “Troféu Tiago Monteiro”. A insígnia só receberá outro nome quando um novo velejador de Optimist conquistar por três vezes consecutivas o Campeonato Norte-Nordeste da classe.