* Até a finalização desta matéria a Assessoria de Comunicação do Cabanga não havia recebido a súmula com o resultado geral do primeiro dia de regata da categoria veterano.

De olho em uma das cinco vagas do Brasil no Campeonato Mundial de Optimist, que será realizado de 25 de agosto a 5 de setembro, em Kamien Pormorski, na Polônia, o velejador do Cabanga Iate Clube de Pernambuco Tiago Monteiro começou o 37º Campeonato Sul-Brasileiro de Optimist, nesta quarta-feira (11), em Jurerê/SC, com dois bons resultados – um segundo e um quarto lugar nas duas regatas realizadas.

Com esse resultado, Tiago Monteiro terminou o primeiro dia da competição na terceira colocação no geral. O primeiro lugar do Sul-Brasileiro é o gaúcho João Emílio, que venceu as duas provas realizadas nesta quarta. Tiago Quevedo, também do Rio Grande do Sul, atual campeão Brasileiro e número 1 do Brasil, está na segunda colocação.

No ranking geral da Associação Brasileira da Classe de Optimist (ABCO), que adota um sistema de pontuação quem inclui as doze regatas disputadas no Brasileiro do Rio de Janeiro e mais as doze regatas do Sul-Brasileiro, descartando os quatro piores resultados de cada velejador, Tiago Monteiro segue em segundo lugar e garantindo uma das vagas no Mundial.

Além do Mundial, o Sul-Brasileiro também é seletiva para dois outros importantes campeonatos internacionais – Campeonato Europeu (de 16 e 24 de julho, na Grã-Bretanha) e o Norte Americano (de 5 a 12 de julho, na Antígua, no Caribe).

ESTREANTE

A boa notícia para a vela de Pernambuco não acabou com Tiago Monteiro. João Cardoso, 7 anos, venceu a única regata de estreante e terminou este primeiro dia na liderança da competição, que reúne 17 velejadores de todo Brasil.

É importante lembrar que na categoria estreante apenas oito regatas serão realizadas, sendo até duas por dia dependendo das condições do vento.O Sul-Brasileiro da categoria estreante é voltado aos velejadores novatos que nunca participaram de qualquer regata oficial da classe antes de 31 de janeiro de 2014 e nem de nenhuma Copa Brasil de Optimist.

A Flotilha de Optimist do Cabanga Iate Clube de Pernambuco disputa a competição com 15 velejadores, sendo 13 veteranos e dois estreantes. O torneio reúne ao todo 94 velejadores de todo Brasil e será disputado, na categoria veterano, em até 12 regatas até o próximo sábado (14), sendo no máximo três por dia.