Depois de terminar o primeiro dia do Campeonato Mundial de Optimist, que está sendo disputado em San Isidro/Argentina, na 104ª colocação geral, o velejador do Cabanga Iate Clube de Pernambuco Tiago Monteiro (Royal Horse/Socil/Pronautic), 13 anos, subiu 20 posições nesta quinta-feira (23). Com mais um dia de vento fraco, o pernambucano conseguiu um 30º e 28º lugar nas duas regatas realizadas neste segundo dia de competição.

A expectativa de Tiago Monteiro é, a partir da sexta regata, figurar no grupo ouro, que reunirá os 71 primeiros colocados que disputarão o título da competição. “Essa é uma meta que o próprio Tiago estabeleceu para ele. No entanto, tenho reafirmado para ele que estar em um campeonato Mundial já é uma grande conquista”, comentou Ted Monteiro, pai de Tiago Monteiro.

A boa notícia para Tiago é que após a sexta regata o pior desempenho de cada velejador será descartado. Até o momento, o pior resultado de Tiago é um 50º lugar, na segunda regata do primeiro dia de competição. “Eliminando essa 50ª colocação a tendência é ele subir mais, mas vamos aguardar”, explicou Ted.

Nesta sexta-feira (24), duas ou três regatas deverão ser realizadas, de acordo com as condições do vento. Até o dia 31, final da competição, 12 regatas devem ser disputadas.

DEMAIS RESULTADOS
O melhor brasileiro no Mundial é Tiago Quevedo (RS), que ocupa a 10ª posição geral. Gustavo Abdulklech (RJ) está em 27º, Gabriel Camargo (RS) em 34º e Clara Penteado (RJ) em 159º. O primeiro lugar até o momento é o Suíço Nicolas Rolaz.

Clique aqui e confira todos os resultados do Mundial até o momento.