O velejador do Cabanga Iate Clube de Pernambuco, Tiago Monteiro – Bravo (Supra)/Pro Nautic -, 13 anos, está garantido no Grupo Ouro, que reúne os 53 melhores velejadores, do Sul-Americano de Optimist, que está sendo realizado em Punta Del Leste, no Uruguai, até o próximo sábado (19). O grupo Prata reúne os velejadores entre as posições 54º e 105º e o Bronze de 106º a 158º).

Nesta quinta-feira (17), o pernambucano caiu na água para disputar a quinta e última regata desta primeira fase. Com ventos abaixo de seis nós e muito embolado, Tiago terminou na 15º posição e manteve-se na 28º colocação geral da competição.

A partir desta sexta-feira (18), Tiago Monteiro iniciará a disputa das finais. Até cinco regatas serão disputadas nesta sexta e sábado (19). Agora no Grupo Ouro, a expectativa, que inicialmente seroa ficar entre os 30 primeiros, mudou. “O objetivo dele é figurar entre os 20 e até entre os 15 primeiros”, comentou o pai de Tiago, Ted Monteiro. Em 2013, nesta mesma competição continental, Tiago ficou na 43ª posição.

Na disputa entre os brasileiros, Tiago Monteiro está em sexto, de 15 participantes nacionais. O brasileiro mais bem classificado no Sul-Americano de Optimist é Gabriel Lopes. Tiago Quevedo, Clara Penteado, Rubem dos Santos Neto e Andrey Godoy vêm na sequência. “A vantagem é que ele [Tiago] não tem nenhum resultado acima de 20. Essa média está muito boa. Outro ponto importante é que da posição de Tiago (28º) até o 12º a diferença é de dez pontos, ou seja, a competição está bem equilibrada”, avaliou Ted Monteiro.