Com o objetivo de aumentar o número de Capitães Amadores em Pernambuco, um grupo de sócios do Cabanga Iate Clube de Pernambuco deu início a um curso preparatório para prova de Capitão Amador. A iniciativa partiu do Capitão da Flotilha de Cruzeiro Pernambucana e sócio do Cabanga, Leonides Alves Neto.

As aulas, divididas em oito módulos, serão ministradas pelo Comandante e Capitão Jorge Félix Vilela. Para esta turma, as 12 vagas – número máximo de alunos já estão esgotadas. A prova de Capitão Amador ganhou importância especial depois que a Marinha determinou a obrigatoriedade da habilitação para todos os comandantes de tripulação que participarão da Refeno desde 2014.

Todos os anos, a Marinha do Brasil realiza apenas duas provas de Capitão Amador em todo Brasil, nos meses de abril e outubro. O candidato aprovado no referido exame poderá pilotar qualquer embarcação, sem fins comerciais, seja de vela ou de motor em águas oceânicas. Os requisitos mínimos exigidos para prestar o exame de Capitão Amador é está habilitado como Mestre Amador e ter acima de 21 anos. A habilitação de Capitão Amador tem validade nacional e internacional e só precisa ser renovada de dez em dez anos.