A data já começa a mexer com a adrenalina dos velejadores do Brasil e também do exterior. Nesta quinta-feira (23/03), a contagem regressiva para mais uma Regata Internacional Recife Fernando de Noronha (Refeno) chega a exatos seis meses. No dia 23 de setembro, os barcos vão mudar a paisagem do Marco Zero do Recife com a já tradicional partida até o arquipélago.

Serão 300 milhas náuticas (560 km) entre céu e mar, com uma travessia que fica para sempre nas recordações de velhos e novos navegantes. A 34ª edição da Maior Regata Oceânica da América Latina já tem 60 embarcações garantidas, entre inscritos e pré-inscritos.

CLIQUE AQUI E FAÇA SUA INSCRIÇÃO

Entre eles, o Aventureiro 4, do comandante Hans Hutzler, atual Fita Azul da prova – navegando em solitário. O veleiro também foi segundo colocado geral na Cape2Rio deste ano. Mais sete pernambucanos estão na lista, porém, a Bahia, com 16 representantes, lidera até agora como Estado com maior representatividade. São Paulo, com 13, vem na sequência.

Como também já é tradição, a Refeno recebe barcos de vários Estados do País, do extremo Norte até as fronteiras o Sul – até o momento, são 14 com representantes na regata de 2023: Pernambuco, Bahia, Ceará, Sergipe, Alagoas, Paraíba, Pará, Goiás, Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Além deles, o uruguaio Flamenco está na relação.

INSCRIÇÕES

Lembrando que as inscrições para a regata, realizada pela primeira vez em 1986 e que também é um grande encontro de velejadores do Brasil e do exterior, vai até o dia 21 de setembro de 2023. Reforçando que, de acordo com o ICMBIO, o número de participantes está limitado a 100 embarcações.

A 34ª Refeno terá as seguintes classes: ORC, IRC, VPRS, RGS, MOCRA, CATAMARÃ, TRIMARÃ, AÇO, ALUMÍNIO, BICO DE PROA, ABERTA, TURISMO e CLÁSSICOS – esta última categoria para barcos lançados à água até 31 de dezembro de 1980.