Velejadores pernambucanos e de outros estados aguardam ansiosos pela 61ª edição da Regata Benedito César- Ponta de Pedras- Recife, organizada pelo Cabanga Iate Clube, que será realizada no dia 08 de dezembro. Além de ser a competição náutica mais tradicional do Estado, a prova é a segunda regata mais antiga do País.
Tudo começou quando Benedito César recebeu alguns velejadores aventureiros que se arriscavam velejando da praia de Ponta de Pedras até o Recife. Hoje, mais de seis décadas depois, cerca de 200 velejadores, comandando barcos das categorias Optimist, Laser, Snipe, Hobie Cat 16/14, Europa, Dingue, Wind Surf, Day Sailer, Microtonner, e Veleiros de Oceano, disputarão em dois percursos diferentes. Barcos maiores farão as 27 milhas que separam o ponto de partida em Ponta de Pedras da linha de chegada no Marco Zero e os demais terminam em Maria Farinha. Além destes, estarão presentes na disputa até Maria Farinha os kite surf, modalidade que vem crescendo muito no Brasil.
Em 2012, o Fita Azul da prova foi Eliseu Vieira, com o tempo 1h36. No total, ele soma sete títulos em cerca de 15 participações na Benedito César e ainda possui o recorde do evento- 1h28, registrado em 2007, também na Prancha a Vela.