Neste domingo (29 de outubro), as águas do Recife recebem a 35ª edição da tradicional Regata João Batista de Queiroz – Atapuz. O evento, que conta com o apoio do Cabanga Iate Clube de Pernambuco, leva o nome do grande homenageado, João Batista, ex-sócio e velejador do nosso clube. A competição reúne as classes Monocasco RGS A, RGS B e Multicascos Mocra Regata e Mocra Cruzeiro
Amante da vela, Batista criou a regata depois que adquiriu uma casa em Atapuz. “Ele começou a reunir amigos para fazer uma prova de Atapuz até Recife. Ano após ano a competição ganhava corpo e mesmo depois de sua morte, com a autorização do filho, continuamos a realizar essa importante regata para vela pernambucana”, detalhou Carlos Marrocos (Bacs), organizador do evento.
A embarcação Bolero II, do comandante Roberto Alcoforado, é a grande campeã da disputa da edição 2016 da competição. Uma curiosidade da prova é que a premiação dos vencedores só é realizada no ano seguinte, método que o idealizador da regata encontrou para manter a grande participação de velejadores na prova.