A quatro meses para a partida, a Refeno 2023 ultrapassou a marca dos cem barcos inscritos e pré-inscritos nesta semana. O limite permitido pelo ICMBio para a competição é de até cem veleiros. Desta forma, estarão confirmados na prova as cem primeiras embarcações que realizarem a inscrição e efetuarem o pagamento, como está descrito no Aviso de Regata.
Faça já sua inscrição clicando aqui
Para a edição deste ano, são 76 barcos inscritos e 28 pré-inscritos. A lista conta com sete estrangeiros: quatro da Argentina, um da África do Sul, um dos Estados Unidos e outro do Uruguai. Além disso, 14 estados brasileiros, além do Distrito Federal, estão representados: Alagoas, Bahia, Ceará, Goiás, Minas Gerais, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Sergipe.
A Refeno é um grande encontro entre os velejadores do Brasil e do exterior e foi realizada pela primeira vez em 1986. O percurso do Recife, saindo do Marco Zero, até a ilha de Fernando de Noronha, com a linha de chegada no Mirante Boldró, tem um total de 300 milhas náuticas, equivalente a 560 km.
O atual Fita Azul é o Aventureiro 4, do comandante Hanz Hutzler, que venceu a 33ª edição, em 2022, navegando em solitário.