O Diretor de Vela Oceânica do Cabanga Iate Clube de Pernambuco e coordenador da Regata Recife-Fernando de Noronha (Refeno), Paulo Collier de Mendonça e Emílio Russel, respectivamente, também Coordenador da Regata, e Sueli Cavalcanti, Secretaria da Refeno, estiveram na Capitania dos Portos de Pernambuco (CPPE) para a apresentação da Refeno 2022 com o Capitão dos Portos de Pernambuco, Frederico Medeiros.

O encontro aconteceu na própria CPPE, no Recife Antigo, centro do Recife/PE. Entre as pautas da reunião: convite para que embarcações clássicas da Marinha participem da Refeno, solicitação de urgência quanto às exigências da Marinha para Refeno 2022, realização de prova extra de Capitão Amador durante e Seminário Navegação Segura na semana pré-Refeno.

“Agradecemos a recepção do Capitão dos Portos, comandante Frederico Medeiros, e enaltecemos a sua forma de tratar sobre pontos específicos para que a regata seja realizada com segurança”, analisou Paulo Collier de Mendonça.

O novo Capitão dos Portos de Pernambuco se colocou à disposição para ajudar no que for preciso.

Desde o início deste ano, o Cabanga e a Refeno têm estreitado laços com o novo Capitão dos Portos de Pernambuco, marcando presença, inclusive, na passagem do comando da CPPE, em Cerimônia de Transmissão de Cargo ao Capitão de Mar e Guerra, no mês de janeiro.

Em fevereiro, o Comodoro do Cabanga, Delmiro Gouveia, e o presidente do Conselho Deliberativo do Clube, Paulo Perez, receberam o Capitão de Mar e Guerra no Cabanga.

A CPPE é parceira do Cabanga há longas datas, sempre cumprindo com bastante competência a salvaguarda da vida humana no mar. É importante ressaltar que a CPPE trabalha em conjunto com os clubes náuticos.

Expectativa

A partida para a 33ª Refeno será dada no dia 24 de setembro, tradicionalmente saindo do Marco Zero do Recife. A chegada será no Mirante de Boldró, na ilha de Fernando de Noronha/PE. Os veleiros inscritos percorrerão 300 milhas náuticas na travessia, o equivalente a 560 quilômetros.