A Refeninho está confirmada na programação da 36ª edição da Regata Internacional Recife-Fernando de Noronha (Refeno). A iniciativa, que promove um passeio ecológico com estudantes da Escola Arquipélago de Fernando de Noronha em embarcações participantes da regata, volta a integrar o evento após o sucesso de sua estreia em 2024.

A confirmação ocorreu durante reunião realizada na última quarta-feira (7), com a participação da Comissão Organizadora da Refeno e representantes do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), consolidando mais uma vez a parceria entre o Cabanga Iate Clube de Pernambuco, a Administração da Ilha, a Marinha do Brasil e o ICMBio.

Marcada para o dia 27 de setembro, a largada da Refeno acontecerá no Marco Zero do Recife, com chegada ao arquipélago de Fernando de Noronha. Paralelamente à tradicional regata, a Refeninho promove uma vivência única: estudantes noronhenses embarcam em veleiros da competição para um passeio educativo, com bate-papos interativos sobre conservação marinha, navegação e cidadania ecológica, conduzidos por representantes da Marinha e do ICMBio.

“Tivemos uma reunião de avaliação e alinhamento para a edição deste ano, fortalecendo o núcleo de proteção ambiental que une as instituições envolvidas na Refeno. E já podemos confirmar, com entusiasmo, a realização da Refeninho, que foi um marco em 2024”, afirmou Altair Júnior, Comodoro do Cabanga Iate Clube de Pernambuco.

Para Lilian Hangae, Chefe do Núcleo de Gestão Integrada (NGI) do ICMBio de Fernando de Noronha, a Refeninho incentiva a cultura da vela para as futuras gerações de Noronha. “No ano passado, a atividade foi um sucesso. Neste ano, queremos que mais alunos participem”, destacou.

Também estiveram presentes na reunião Walter Neukranz, Diretor de Vela Oceânica e da Refeno; Raul Brito, Coordenador de Eventos do Cabanga; Maurício Júnior, Assessor de Comunicação; e Rafael Chiara, membro da Comissão Organizadora da Refeno. Representando o ICMBio de Fernando de Noronha, participaram Lilian Hangae, Chefe do Núcleo de Gestão Integrada; Mário Douglas Fortini, Coordenador de Ordenamento Territorial; Giselle Vasconcelos, Coordenadora de Comunicação; e Caroline Vernillo, Assessora Administrativa.

A Refeninho reforça o compromisso da Refeno não apenas com o esporte náutico, mas também com a educação ambiental e a formação de futuras gerações conscientes sobre a importância da conservação marinha.