A próxima edição do Quinta Náutica do nosso clube, dia 16/12, vai debater a recente aprovação, pelo Governo Bolsonaro, da medida que isenta de impostos as importações de embarcações no Brasil. O Despachante Aduaneiro, Dr. José Carlos Raposo Barbosa, vai bater um papo com os velejadores e detalhar para todos a importância dessa decisão. O encontro será presencial, na quadra principal do nosso clube, mas também vai ser transmitido ao vivo no canal do Cabanga no YouTube, a partir das 18h30.

O fato de o Governo Federal ter isentado o imposto para aquisição de veleiros é considerado uma conquista para o turismo náutico nacional. A medida foi aprovada em novembro deste ano, após a 188ª Reunião Ordinária do Comitê-Executivo de Gestão (Gecex), assegurando a isenção de tributos federais para todos os interessados em importar veleiros – esportistas e empreendedores do turismo que utilizem suas embarcações como ativo econômico.

A medida de redução, inclusive, já está oficialmente em vigor. Atualmente, os impostos federais de importação equivalem a 20% do valor pago pelo comprador da embarcação. Desta forma, a expectativa é de redução nos custos relacionados à comercialização das embarcações, proporcionando, assim, um crescimento no turismo náutico nacional.

PALESTRANTE
José Carlos Raposo Barbosa tem uma vasta carreira. Desde 1986, ele é presidente do Sindicato dos Despachantes Aduaneiros do Estado de Pernambuco (Sindape). Também é vice-presidente da Federação Nacional dos Despachantes Aduaneiros do Brasil (Feaduaneiros), além de outras experiências na Confederação Nacional do Comércio, Conselho Nacional e Regional do Senac, Fecomércio de Pernambuco, entre outros.

QUINTA NÁUTICA
O projeto Quinta Náutica foi iniciado em nosso clube, em fevereiro deste ano. A ideia da Diretoria Náutica é realizar encontros de velejadores para confraternizar, divulgar e promover os esportes náuticos, principalmente, a vela.