Phetixe é o Fita Azul da 40ª Regata João Batista de Queiroz – Atapuz/Recife! Sob o comando de Edival Junior, o veleiro cruzou a linha de chegada em 4h24m. Já o 2º e 3º lugares foram os barcos Avatar, de Paulo Almeida Filho, e Helemari, de Rafael Chiara, respectivamente. A regata saiu da praia de Atapuz, no município de Goiana (Zona da Mata Norte de Pernambuco), indo até a altura do Marco Zero do Recife, ponto de chegada (percurso total de 25 milhas náuticas), ainda no mesmo dia.
Ao todo, 14 veleiros participaram da Atapuz/Recife, com as Classes RGS A, RGS B, MOCRA Regata, MOCRA Cruzeiro em disputa, no último domingo (20/11). Às vésperas da partida da regata, foi entregue oficialmente a premiação da Atapuz 2021, além da realização de um happy hour, com o chopp de cortesia dado pela organização, e um jantar de confraternização para os velejadores, que comeram um delicioso vatapá.
Vale destacar que a cerimônia de premiação dos vencedores sempre acontece, tradicionalmente, no ano seguinte. A prova já é conhecida por homenagear os campeões na edição subsequente.
Na Atapuz/Recife 2022, a organização contou com Carlos Marrocos, mais conhecido como Bacs, e João Eduardo, além de Álvaro da Fonte (Capitão da Frevo) e Theo Gouveia na parte técnica.
Premiação
Um dia antes da regata, os 1º colocados da 20ª Regata Vicente Pinzón, realizada no mês de outubro deste ano, receberam da Frevo chopp pela conquista – Avatar (RGS A) e Pata Negra (RGS B), ambos presentes na Regata Atapuz/Recife na raia e durante a tradicional confraternização que antecede a festa no Pontal da Ilha de Itamaracá. Vale ressaltar que a Vicente Pinzón é disputada desde 2002.