Chegou para ficar! Do estado do Pará (PA), a embarcação Petrus IV (tipo Bruce Farr) percorreu cerca de 1.200 milhas de Belém (PA) até o Recife (PE) para a partida da Refeno. Assim como em 2021, o barco tem como comandante o capitão César Mello, recém-chegado de uma navegação de dois meses pela Patagônia argentina e chilena.
“Para o Petrus IV aportar na Capital pernambucana, atravessamos cerca de 1.200 milhas contra os ventos predominantes e contra as correntes na descida da costa brasileira desde a cidade de Belém até o Recife”, conta César Mello.
Pura Vida (BA) traz boas energias para sua 2ª Refeno seguida
Bella Nau (RS) reformula tripulação e quer bater próprio recorde em sua 2ª Refeno
Refeno complementa a grande aventura do Libelle (SC)
Para a 33ª edição da Regata Internacional Recife-Fernando de Noronha, o Petrus IV (Classe RGS) chega com dez pessoas na tripulação, sendo sete paraenses, um carioca, um baiano e até um italiano representando os estrangeiros. São eles: Adriano Quintela, André de Queiroz, Carlos Eduardo Moller, César Mello, Erika Natalie, Evandro Antunes, Filippo Cambria, Miguel Gustavo, Murilo Maués e Vitor Maurício.
A partida para a Refeno será no dia 24 de setembro, do Marco Zero do Recife. A linha chegada é no Mirante de Boldró, em Fernando de Noronha/PE. As embarcações percorrerão na travessia 300 milhas náuticas até a ilha, o equivalente a 560 quilômetros.
Galego (SP) vai encarar travessia da Refeno pela segunda vez
Embarcação Fabiana III (SC): casal volta à Refeno com filho
EXPERIÊNCIA
O Petrus IV é um barco de cruzeiro com 40 pés de comprimento projetado pelo lendário neozelandês Bruce Farr e construído no Brasil em 1995. Já navegou bastante pela costa do Brasil tendo percorrido mais de 4 milhas somente pelos rios da região amazônica. Foi também a embarcação guia da flotilha durante o primeiro BRally Amazon, em 2021. Uma característica que o diferencia bastante em momentos de navegação é sua genakker com as cores e a estrela da bandeira do estado do Pará, mas não vai usada durante a Refeno.
“O barco pertence a uma família paraense bastante ligada aos esportes náuticos, com o pai e os filhos revezando no comando das aventuras e nas buscas por locais paradisíacos, principalmente pelo ‘caribe brasileiro’ no entorno da vila de Alter do Chão”, ressalta César Mello.
Em 2021, o Petrus IV foi o primeiro barco do Norte do país a participar, com uma tripulação exclusivamente paraense, da maior regata oceânica da América Latina, conquistando inclusive a 2ª colocação em sua categoria.