Às vésperas da 29ª Copa da Juventude, que acontece no Yacht Club Santo Amaro (YCSA), em São Paulo/SP, a flotilha pernambucana conta as horas para entrar em ação em uma das maiores competições da Vela Jovem nacional. Os seis atletas, sob preparação do técnico Carlito Moura, correm a Classe Ilca 6, com estreia nesta terça-feira (31/01). O certame é realizado até o próximo sábado (04/02).
Até então, os velejadores Lucas Sant’ana, Valentina Roma, Miguel Andrade, Lucas Albuquerque, Júlio César Avellar e Francisco Andrade, todos do Cabanga Iate Clube de Pernambuco, realizaram quatro treinos na raia onde vai ocorrer a Copa da Juventude.
Nesta segunda-feira (30/01), inclusive, os pernambucanos participaram de uma regata de abertura, que não é válida pelo campeonato, mas serve como treinamento visando a estreia oficial.
Organizada pela Confederação Brasileira de Vela (CBVela), Federação de Vela do Estado de São Paulo e YCSA, a Copa da Juventude movimenta velejadores de vários estados brasileiros. Estão previstas até duas regatas por dia para a Classe Ilca 6 durante cinco dias seguidos.
A Copa da Juventude também faz parte da montagem da Seleção da Equipe de Vela Jovem para 2023. Além disso, a competição é classificatória para o Mundial da Juventude 2023.
Preparação
Este ano, a mesma flotilha realizou os preparativos para a Copa da Juventude disputando o Campeonato Brasileiro de Ilca 6, no Rio de Janeiro, de 10/01 a 15/01. Na ocasião, o técnico Carlito Moura disse que a equipe poderia correr o Brasileiro de Ilca 4, antigo 4.7 (laser com vela menor), mas a opção foi pelo Brasileiro de Ilca 6 visando a Copa da Juventude.