Duas fêmeas de peixes-bois apareceram no Cabanga Iate Clube de Pernambuco no último sábado (23). Os animais são acompanhados desde a infância, quando foram encontrados encalhados e resgatados na Ilha de Itamaracá, Litoral Norte de Pernambuco, por veterinários do Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Mamíferos Aquáticos (CMA), ligada ao Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) . Depois do Cabanga, os mamíferos já foram vistos nas proximidades do Shopping Rio Mar e da colônia dos pescadores de Brasília Teimosa.

Clara e Natália, de aproximadamente três anos e meio, foram reintroduzidas no mar no último mês de março na praia de Porto das Pedras/AL depois de um período de ambientação. “Estamos realizando um trabalho de monitoramento desses animais via satélite há dois meses. Ainda é cedo para cravar a área onde eles irão residir. Esse período de ambientação depende da quantidade de alimentação, se o local é de água doce e do fluxo de movimentação na área”, explicou Solange Zanoni, coordenadora de Educação Ambiental do CMA.

Por ser um animal costeiro, o CMA vem realizando desde o último sábado campanhas de orientações junto à população da região, os pescadores e com os proprietários de embarcações. “Os animais estão com boias de monitoramento. Pedimos que não cheguem próximos, não molestem o animal, não forneçam comida e tenham atenção com os barcos”, destacou Solange.

Por ser uma região com grande fluxo de embarcações, tudo indica que na próxima quinta-feira (28) uma equipe Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Mamíferos Aquáticos deverá retirar os animais da Bacia do Pina. “Se eles não migrarem para outro local, vamos retirá-los daqui”, adiantou a coordenadora do CMA.

APOIO
O Cabanga Iate Clube de Pernambuco está oferecendo todo apoio para o Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Mamíferos Aquáticos. “Desde o último sábado o comodoro disponibilizou embarcação maior, caso precisássemos, e está nos dando todo apoio em terra. Nossa embarcação está sendo guardada com segurança no clube. Agradecemos demais essa ajuda”, finalizou Solange Zanoni.