As embarcações Patoruzu (Oceano); Kamikaze (Dingue); Lady Lu (Day Sailer) e o velejador Roberto Cardoso Filho (Optimist) conquistaram, no último final de semana – sábado (11) e domingo (12), a Taça Comodoro 2017. Os vencedores serão premiados em uma cerimônia que será realizada nesta quinta-feira (16), às 19h30, no Cabanga Iate Clube de Pernambuco.
Na classe Oceano, a embarcação Patoruzu (Mocra Regata), do comandante Higínio Marinsalta, conquistou o Troféu Fita Azul – terminando a prova em 2h20min53. Ainda pela categoria Oceano, as embarcações Quarta-feira 14 Bis (Eugênio da Fonte), Morning Breeze (Guilherme Araújo) e Ciranda (Sérgio Avelar) sagraram-se, respectivamente, campeões das classes RGS B, RGS A e Mocra Cruzeiro.
Na classe Dingue, o atual Campeão Pernambucano da categoria, Leonardo Almeida (Kamikaze), que teve a velejadora Danielle Morais como proeira, conquistou o primeiro lugar da competição. Já o segundo e terceiro lugar foi ocupado, respectivamente, pelos velejadores Clóvis Holanda e Thiago Holanda ( Munganga) e André Verona e Roberto Xavier ( Nuclear).
Pela Classe Day Sailer, a embarcação Lady Lu, comandada por João Limeira e Vitor Peixe, sagrou-se campeã. No entanto, o destaque da categoria ficou com a estreia da embarcação Pen Duick, a bordo do velejador Francês Yannick Olliver, que terminou a prova em segundo lugar. Juliano Dubeux foi o seu proeiro. O nome da embarcação de Ollivier é uma bonita homenagem ao barco de Éric Tabarly, ex- velejador Francês e primeiro vencedor da primeira Regata Solitária ao Mundo.
Já pela Classe Optimist, Roberto Cardoso Filho conquistou o bicampeonato da competição, com seis pontos perdidos (PPs). Marina da Fonte, atual campeã brasileira de Optimist feminino, terminou com o mesmo número de pontos que o primeiro colocado, mas, pro critério de desempate definido o AR, Bebeto levou a melhor pois terminou a terceira regata na frente de Marina. Guilherme ficou com a terceira posição.
Classificação final
OPTIMIST
2º – Marina da Fonte 6 PPS
3º – Guilherme Sant’Anna 11 PPS
1º – Lady Lu (João Limeira e Vitor Peixe)
2º – Pen Duick (Yannick Ollivier e Juliano Dubeux)
Paturuzu (Higinio Marinsalta)