Foto: Álvaro da Fonte/Divulgação
A embarcação Patoruzú conquistou, no último sábado (28), o Troféu Fita Azul da 14ª edição da Regata Vicente Pinzón. Apesar do primeiro lugar, o trimarã comandado por Higínio Marinsalta e demais embarcações participantes da prova encontraram dificuldades para completar o trajeto – do Marco Zero do Recife até o Porto Interno de Suape, um total de 48 quilômetros. Durante todo o percurso o vento estava contrário o que terminou dificultando a chegada das embarcações.
Dos 19 barcos inscritos – sendo dois da Paraíba -, apenas 11 completaram a prova; os demais precisaram ligar o motor para chegar ao Porto de Suape e, consequentemente, terminaram eliminados da regata. O Patoruzú conquistou o bicampeonato da Vicente Pinzon. Em 2014, essa mesma embarcação cruzou a linha de chegada em 2h42. Este ano, com as condições de vento ruim, eles fizeram o trajeto em 4h51. O segundo lugar geral ficou com Morning Breeze, do comandante Guilherme Araújo.
A referida regata contou pontos para a terceira etapa do Campeonato Pernambucano de Veleiros de Oceano 2015 e foi disputada nas classes RGS A, RGS B, Mocra Cruzeiro e Mocra Regata (abaixo todos os resultados por categoria). Na chegada em Suape, os velejadores se confraternizaram às margens do Rio Massangana, no conhecido Bar do Eloy.
HITÓRICO
Criada há 13 anos, a Regata Vicente Pinzón nasceu em homenagem à primeira visita do navegador espanhol Vicente Yanéz Pinzón as terras Brasileiras, 26 de janeiro de 1500, anteriormente a chegada de Pedro Álvares Cabral conforme registros históricos. Por força do Tratado de Tordesilhas, assinado por Portugal e Espanha, esta parte do novo mundo pertenceria aos portugueses, razão pela qual Pizón continuou seu périplo por mares nunca antes navegado. Através da navegação à vela, a referida Regata busca identificar, valorizar e divulgar os cenários onde se desenrolam esses acontecimentos pré-descoberta do Brasil.
Confira classificação final
FITA AZUL
Patoruzú – Higínio Marinsalta
CLASSE RGS B
Xef – Luiz Monteiro
Quarta-Feira 17 bis – Eugênio da Fonte
Toba – Oscar Barbosa
CLASSE RGS A
Laverose – Adolfo Basto
Morning Breeze – Guilherme Araújo
Avatar – Paulo Almeida Filho
CLASSE MOCRA Regata
Patoruzú – Higínio Marinsalta
Aloha – Ronald Barroca
Jahú 2 – Luiz Mouriel
CLASSE MOCRA Cruzeiro
Ciranda – Sérgio Avellar
Safena – Paulo Collier