O veleiro Parati II foi o terceiro barco a cruzar a linha de chegada da 28ª edição da Regata Internacional Recife/Fernando de Noronha. A embarcação do renomado velejador Amyr Klink chegou às 18h32 e completou a travessia de 545 quilômetros do Recife até Fernando de Noronha em 30h32min15.

Conhecido por sua originalidade no design, o veleiro de 96 pés pesa entre 75 toneladas a 110 toneladas (cheio). Nenhum peso na embarcação é “morto”, ou seja, não há chumbo para o seu equilíbrio e nenhum tipo de cabo. A estabilidade fica por conta dos dois mastros de fibra de carbono e da hidrodinâmica do casco, que é como o resto do barco que é de alumínio.

A estrutura do Paratii 2 foi feita com alumínio aeronáutico, enquanto a área externa do barco leva um alumínio naval especialmente desenvolvido para a embarcação, bem como a solda. Essa liga leva magnésio na composição. Isso o protege da corrosão e dispensa pintura, evitando, portanto, a poluição do mar.

PROBLEMAS
Segundo a Comissão de Regata da Refeno 2016, até o momento duas embarcações tiveram problemas e tiveram que abandonar a competição. O trimarã Travessia, da Paraíba, quebrou o mastro e teve que ser rebocado para Natal. O veleiro Avoador, de Pernambuco, quebrou o leme e retornou para o Cabanga Iate Clube de Pernambuco.

REFENO 2016
Cinquenta e duas embarcações de 11 estados do Brasil e de três países partiram no último sábado (25) do Marco Zero do Recife com destino a Fernando de Noronha. O percurso total é de 292 milhas náuticas, o equivalente a 545 quilômetros de distância. O atual recorde geral da Refeno é do veleiro Adrenalina Pura, da Bahia, com a marca de 14h34min54 em 2007.

PATROCÍNIO
A Refeno 2016 conta com o patrocínio da Lexus e Pernambuco Construtura, além dos apoios da Administração de Fernando de Noronha, Prefeitura do Recife, Capitania dos Portos de Pernambuco, 3º Distrito Naval, Parque Marinho de Fernando de Noronha, Água Mineral Santa Joana, ICMBio, Armazéns do Porto, Porto Novo, Itaipava, Spot, Pernambuco Pilots, Moglin, Seu Boteco e Agemar.