A palestra “Material de Salvatagem” abriu o 3º dia da programação da Refeno 2022, na noite desta terça-feira (20/09), no Cabanga Iate Clube, Recife. Ministrada pelo velejador Hans Hutzler, do Cabanga, e Diógenes Monteiro, CEO da Life Safety, a atividade foi realizada na área da Piscina Grande do Clube, com a presença dos velejadores (as) e participantes da 33ª Regata Internacional Recife-Fernando de Noronha.
Confira as fotos – Tsuey Lan Bizzocchi/ Cabanga
Foram abordados, na teoria, assuntos relacionados aos principais itens do equipamento de salvatagem, como bóias, coletes salva-vidas, sinalizadores, rádio VHF fixo e portátil, extintor de incêndio, bússola, âncora, amarras, cabos, âncoras, lanternas, caixa de primeiros socorros, EPIRBs e balsas. Houve também simulações na parte prática com EPIRBs e balsas, tendo a participação de velejadores (as).
A comunidade náutica presente na palestra também realizou perguntas, enriquecendo o encontro.
“É importante e necessário estar preparado para os momentos em que a atenção precisa ser redobrada. É preciso saber pensar no que deve ser feito para executar corretamente. Tem que estar treinando porque é uma questão de salvar vidas”, ressaltou Hans Hutzler.
As embarcações maiores e de navegação oceânica, como é o caso da Refeno, precisam de equipamento mais completo. Todos os materiais são exigidos pelo Departamento de Portos e Costas da Marinha, com situações relativas ao tamanho e ao tipo de navegação que se pretende com o barco.