Ontem (25/03), as autoridades de Pernambuco, no Comitê de Enfrentamento à Crise da Covid-19, tomaram uma decisão, na nossa opinião, acertada e recheada de ousadia.

O Governo de Pernambuco liberou, na contramão de outros governos estaduais e de mãos dadas com a população, a reabertura da atividade econômica de nosso Estado a partir do dia 1º até 25 de abril, de maneira regular e eficiente.

De forma acertadíssima, a Secretaria de Desenvolvimento de Pernambuco ouviu todos os setores produtivos do Estado, num diálogo franco, aberto e proativo. O governador Paulo Câmara atendeu e comprou a ideia. Até o dia 31 de março, cumpriremos todas as recomendações estabelecidas pelo Comitê de Enfrentamento à Crise da Covid-19. A partir de 1º até o dia 25 de abril, a economia volta de forma gradativa ao seu funcionamento normal.

Cabe agora a nós, como sociedade civil organizada, empresários, entidades de classes, igrejas, clubes sociais, academias, restaurantes, comércio e indústria em geral, e toda a população de Pernambuco, fazermos a nossa parte.

Usar máscaras e cobrar a quem não estiver usando; lavar as mãos sempre e vigiar de quem não está lavando; utilizar álcool 70 líquido ou em gel e exigir de quem não está usando. Ou seja, precisamos cobrar de nós e dos nossos o distanciamento sanitário tão necessário para vencer a pandemia.

Agora não cabe mais ao governo, cabe a cada um de nós seguir as orientações na torcida para que essas medidas se perpetuem, agora e sempre. Que Deus continue nos ajudando. Vamos vencer essa batalha juntos!

Abraços,
Paulo Perez
Comodoro do Cabanga Iate Clube de Pernambuco