O novo comandante da Capitania dos Portos de Pernambuco, Lázaro Dias, visitou, na última sexta-feira (21), o Cabanga Iate Clube de Pernambuco. O novo Capitão-de-Mar-e-Guerra (CMG), que tomou posse no último dia 10 de março e assumiu a vaga do CMG Cláudio Gilli, foi recebido pelo comodoro Cláudio Cardoso, o vice-comodoro Marcos Medeiros e o diretor financeiro Paulo Ferreira.
Durante o bate papo com a diretoria do Cabanga, Lázaro Dias falou da satisfação de comandar uma capitania como a de Pernambuco. “Para mim, foi uma satisfação profissional imensa ter vindo para cá dirigir uma capitania da pujança e relevância da Capitania dos Portos do Recife”, comentou o CMG.
O principal desafio da sua gestão, que será de dois anos, até março de 2016, é aumentar a conscientização da comunidade marítima de uma forma geral para que todos possam entender a importância da segurança da navegação, da salva guarda da vida humana no mar e do ordenamento do tráfego hidroviário.
“Essa é a grande missão e a grande finalidade do representante da autoridade marítima. Tentar fazer com que a comunidade marítima entenda a importância de se fazer uma navegação segura para preservar a vida humana. Esse é o grande mote e finalidade que nós fazemos na Capitania, sejam nas palestras, seja na fiscalização, nas inspeções. Tudo que nós fazemos é voltado para isso”, enfatizou o novo comandante.
Com 27 anos dedicados à Marinha do Brasil, o novo Capitão dos Portos já foi Comandante do Navio Balizador Faroleiro Mário Seixas; Delegado da Capitania dos Portos de Ilhéus; Imediato do Navio Polar Almirante Maximiano nas Operações Antárticas XXIX e XXX; e Encarregado do Serviço de Sinalização Náutica do Sul. No último ano, exerceu a função de Imediato da Base de Hidrografia da Marinha em Niterói.
Ele substituiu o CMG Cláudio Grilli, que foi designado para servir nos próximos dois anos como Adido de Defesa Naval, do Exército e Aeronáutico, em Beirute, no Líbano.