Os bons ventos do Nordeste vão impulsionar a Vela Jovem do Brasil em 2017. Pela primeira vez, a Copa da Juventude será disputada na região. A competição, que está em sua 24ª edição e faz parte do processo nacional de seleção para o Mundial da Juventude 2017, terá como sede o Cabanga Iate Clube de Pernambuco, no Recife. O campeonato tem data prevista para o período de 08 a 14 de abril do próximo ano.

“Para a Confederação Brasileira de Vela, é uma grande satisfação anunciar a Copa da Juventude em Pernambuco. Uma das nossas missões é fortalecer a modalidade no Brasil. Para isso, incluir a Região Nordeste é de suma importância. Tenho certeza de que os ventos e a beleza de Pernambuco vão ser o cenário perfeito para o campeonato”, afirmou Marco Aurélio de Sá Ribeiro, presidente da CBVela.

A Copa da Juventude é a principal competição dedicada exclusivamente para a Vela Jovem no Brasil. Faz parte do Programa de Desenvolvimento Individual (PDI) da Confederação Brasileira de Vela, voltado para jovens velejadores com o intuito de oferecer oportunidade para atletas trilharem o caminho das campeãs olímpicas Martine Grael e Kahena Kunze, que, antes de conquistarem a medalha de ouro na classe 49er FX nos Jogos Rio 2016, foram ouro no Mundial da Juventude de 2009, na classe 420.

A Copa da Juventude 2017 terá a Federação Pernambucana de Vela e o Cabanga Iate Clube de Pernambuco como parceiros na organização. O campeonato será realizado na subsede de Maria Farinha.

A competição será o evento mais importante no processo seletivo para o Mundial da Juventude 2017, marcado para a cidade de Akko, em Israel, de 08 a 15 de julho de 2017. Os jovens atletas vão competir diante de técnicos da Equipe Brasileira de Vela, que estarão presentes no campeonato.