O Campeonato Sul-Americano de Hobie Cat 16 deu seu pontapé inicial nesta sexta-feira (7), no Cabanga Iate Clube de Pernambuco, na sub-sede de Maria Farinha. A dupla mexicana Armando Noriega e Andrea Duttor começou bem e terminou o dia na liderança, com um primeiro, um terceiro e um quarto lugar, chegando a oito pontos. Neste sábado (8) e domingo (9), mais seis regatas serão realizadas, sendo três em cada dia.
O melhor resultado brasileiro neste primeiro dia ficou com a dupla paraibana André Montenegro Henriques e Isabelle Crispim, vice-líderes, com dois segundos lugares e um quinto (total de nove pontos). Os venezuelanos Yarau Saba e Gonzalo Ceudra ficaram com a terceira posição, com um sexto e dois quartos lugares (total de 14 pontos).
Pernambuco está sendo bem representado no torneio continental. Tiago Monteiro, que recentemente atuou no Mundial da Argentina, faz dupla com Guilherme Araújo. Os dois asseguraram o 12º lugar na tabela deste primeiro dia, com um 20º, um 10º e um oitavo lugar (total de 38 pontos). “Nossa primeira regata não foi boa, mas no descarte ela será eliminada e nossa colocação vai melhorar”, comentou Tiago Monteiro.
Geisa Lira, pernambucana radicada em São Paulo, que faz dupla com o paulista Felipe Frey, ficou na 16ª posição, com um 12º e dois 16º (total de 44 pontos).
É importante lembrar que o Sul-americano de Hobie Cat 16 definirá os três últimos países que disputarão os Jogos Pan-Americanos 2015, que será realizado em Toronto, no Canadá. Quatro já estão garantidos nos Jogos: Canadá, EUA, Guatemala e Porto Rico.
Se a competição terminasse nesta sexta-feira, estariam classificados o México (primeiro lugar até o momento), Brasil (segundo) e Venezuela (terceiro). Além do Brasil, mais quatro países estão na luta pelas três vagas restantes: Argentina, Venezuela, México e Cuba. Ao todo, 26 barcos disputam a categoria masculina e três disputam a feminina.
otos: Marcos Mendez/SailStation