A Capitania dos Portos de Pernambuco (CPPE) iniciou a Operação Verão 2016. Até o próximo dia 29 de fevereiro de 2016 a CPPE está reforçando as ações de fiscalização do tráfego aquaviário em todo o litoral do estado de Pernambuco e no Arquipélago de Fernando de Noronha.

O foco principal dessa Operação é conscientizar condutores de embarcações, principalmente as de esporte e recreio, motoaquática e as de transporte de passageiros, sobre a segurança da navegação, objetivando minimizar a possibilidade de ocorrências de acidentes no Estado.

Como parte desse trabalho de conscientização, a CPPE realizou ao longo de 2015, palestras em colônias de pescadores, iates clubes e marinas, no intuito de ampliar o conhecimento sobre a segurança da navegação, a salvaguarda da vida humana no mar e a prevenção da poluição hídrica.

Durante o período de verão, a CPPE está com equipes de militares para realizar inspeções navais em pontos do litoral, ocasiões em que serão verificados vários aspectos, como habilitação dos condutores, documentação da embarcação, material de salvatagem (coletes e boias, por exemplo), extintores de incêndio, luzes de navegação, lotação, estado da embarcação e o cumprimento das normas de segurança por parte de seus condutores.

As irregularidades constatadas podem gerar multas, que variam de R$ 40,00 a R$ 3.200,00.

Na Operação Verão 2014/2015 foram inspecionadas 3.696 embarcações, sendo 272 notificadas e 25 apreendidas. A CPPE registrou um único acidente, com uma vítima fatal, na praia de Carneiros e outros dois acidentes sem vítimas.

Hoje, Pernambuco conta com 12.081 embarcações inscritas na Capitania, sendo 6.982 de esporte e recreio, 420 de transporte de passageiros, 332 de apoio ao turismo, 1.895 de pesca e 2.452 motos aquáticas.

DENÚNCIA
Qualquer cidadão que identificar ou tomar conhecimento de algum tipo de irregularidade ou infração pode comunicar o fato à CPPE por meio do telefone (81) 3424-7111 ou pelo e-mail: ouvidoria@cppe.mar.mil.br.

Os 10 mandamentos da Segurança no Mar

1) Não esqueça a habilitação quando for navegar;
2) Não esqueça os coletes salva-vidas e extintores de incêndio;
3) Mantenha a distância segura das praias e dos banhistas;
4) Respeite a lotação da embarcação;
5) Se beber, passe o timão para alguém habilitado;
6) Não polua o mar;
7) Faça a manutenção correta de sua embarcação;
8) Respeite a vida, seja solidário;
9) Ao sair, informe o seu plano de navegação ao Iate Clube, Marina ou Condomínio;
10) Conduza a embarcação com prudência e em velocidade compatível para evitar acidentes.