Dever cumprido. Esse foi o sentimento dos dois velejadores do Cabanga Iate Clube de Pernambuco que participaram até o último domingo (12), na Antigua, no Caribe, do Campeonato Norte Americano de Optimist. Após dez regatas, Marina Hutzler e Tiago Soares terminaram a competição na 27ª colocação (Grupo Prata) e 11ª (Grupo Bronze) respectivamente.

O campeão geral foi o velejador da Singapura Yi Nian Koh. Na disputa apenas entre os competidores da América do Norte, o primeiro lugar ficou com Teddy Nicolosi, das Ilhas Virgens; o segundo lugar com Rocco Falcone, da Antigua, e o terceiro lugar com a americana Emma Cowles.

O melhor brasileiro na disputa foi Nicolas Bernal, que terminou a competição na 17ª posição. No feminino, o destaque nacional foi Rafaela Salles, 40ª colocada do Grupo Ouro. Marina Hutzler foi a segunda melhor brasileira na competição. “Cumpri meu objetivo que era me classificar para o Grupo Prata. O nível do Norte Americano é muito alto”, resumiu a jovem velejadora pernambucana.

Tiago Soares também ficou contente com seu resultado. Em sua primeira competição internacional, o velejador do Cabanga terminou na 11ª posição do Grupo Bronze.Os técnicos brasileiros que acompanharam a delegação brasileira na competição avaliaram como positiva a participação do Brasil no Norte Americano.

“Com condições técnicas muito difíceis, a participação de Marina e Tiago Soares na competição internacional trouxe um aprendizado e uma experiência impar para os dois”, garantiu Hans Hutzler, presidente da Associação Brasileiro da Classe de Optimist.

Clique aqui e confira a classificação geral da competição.

DELEGAÇÃO DO BRASIL
Os dois pernambucanos integraram a delegação do Brasil que disputaram o Campeonato Norte Americano no Caribe e foi formada por 20 velejadores – 15 meninos e cinco meninas. A dupla do Cabanga garantiu vaga no Norte Americano da classe depois das disputas de duas competições: o Campeonato Brasileiro de Optimist, realizado no início do ano no Rio de Janeiro, e o Sul-Brasileiro de Optimist, realizado em Jurerê, Santa Catarina, em março.