Marina da Fonte foi o grande destaque da flotilha pernambucana no Campeonato Brasil Centro de Optimist, disputado na raia Pão de Açúcar e Escola Naval, no Rio de Janeiro. A velejadora do Cabanga Iate Clube de Pernambuco liderou a classificação feminina em praticamente todos os dias de regata, encerrando a competição em primeiro lugar entre as mulheres.
No ranking geral, onde foi a terceira melhor velejadora, Marina ainda conseguiu se classificar pela primeira vez para o Campeonato Mundial da modalidade, marcado entre os dias 11 e 21 de julho, na Tailândia. Antes dela, Roberta da Rosa Borges, Flávio Melo, Andrea da Rosa Borges, Hans Hutzler e Tiago Monteiro alcançaram o feito de ir para a competição global defendendo as cores do Cabanga.
Apesar da dificuldade do certame, considerado um dos mais importantes no calendário do Optimist, a flotilha do Cabanga fez bonito em águas cariocas. Vale destacar o grande desempenho de Roberto Cardoso. O velejador saiu da 14ª colocação – posição que ocupava no primeiro dia do certame – para brigar diretamente pelo título com o gaúcho Lorenzo Balestrin, do Clube dos Jangadeiros. O pernambucano encerrou o campeonato com a medalha de prata e ainda garantiu vaga para o Campeonato Norte-Americano, que acontece no Canadá entre os dias 25 de junho e 2 de julho.
Além deles, mais quatro velejadores pernambucanos voltam para o Estado com passaporte carimbado para competições internacionais. Ludmila Lira, que foi a sétima melhor velejadora do campeonato, se garantiu para o Europeu, disputado entre os dias 30 de julho e 8 de agosto na Bulgária. Júlia Ollivier, Letícia Lira e Gabriel Souza completam o time do Cabanga para o Norte-Americano.
Confira a classificação dos pernambucanos no Brasil Centro:
Flotilha Ouro
2º: Roberto Cardoso
3º: Marina da Fonte
7º: Ludmila Lira
14º: Gabriel Souza
24º: Antônio da Fonte
35º: Júlio Avellar
38º: Letícia Lira
44ª: Júlia Ollivier
62º: Anita Zirpoli
Flotilha Prata
12º: Guilherme Santanna
47º: Cecília Farias
Clique aqui para conferir a súmula final da competição (acumulados Brasileiro e Brasil Centro)